Programa ‘Eu Posso Aprender’ já capacitou 5 mil pessoas este ano em João Pessoa
Por MRNews
O programa “Eu Posso Aprender”, da Prefeitura de João pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), vem transformando histórias por meio da oferta gratuita de cursos de qualificação profissional. Apenas em 2025, até o mês de agosto, cerca de 5 mil pessoas já foram capacitadas pela iniciativa, que integra o projeto “Eu Posso”, voltado também para a concessão de microcrédito a empreendedores.
Na última semana foi concluída mais uma turma do curso de Preparação de Pizzas, realizado em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). O curso teve 10 horas de duração, entre aulas teóricas e práticas, e formou novos profissionais aptos a atuar no mercado de trabalho ou a empreender no setor de alimentação.
Os alunos que participaram da capacitação destacaram a qualidade do curso, a didática dos professores e a oportunidade de profissionalização gratuita.
PP e União saem do governo para herdar voto bolsonarista, diz analista
Programação do Dia da Amazônia mobiliza para COP30
Jakismar Menezes contou que ficou sabendo da capacitação pelo Instagram e não perdeu a chance. “Graças a Deus concluí com sucesso o curso. O professor é qualificado e foi muito dedicado, aprendi bastante e acredito que todos que participaram saíram prontos para o mercado de trabalho. Recomendo para qualquer pessoa”, disse.
Já Vanessa Tavares Monteiro revelou que pretende abrir um delivery no futuro e viu no curso um passo importante para esse projeto. “Desde a inscrição fui muito bem atendida. Durante o curso, o professor explicou tudo com clareza, tirou todas as dúvidas e foi muito didático. Eu amei a experiência. Já estou ansiosa para novos cursos”, afirmou.
A aluna Demilza Nogueira Galvão destacou que a capacitação aumentou sua confiança profissional e abriu novas possibilidades. “Aprendemos técnicas e combinações que tornam as pizzas mais saborosas e atraentes. Esse conhecimento pode gerar emprego, renda e até independência financeira. Foi de grande valia. Agradeço a Sedest e a todos os envolvidos por essa conquista”, declarou.
Para a diretora do programa, Sandra Carvalho Diniz, os cursos são pensados de acordo com a demanda dos trabalhadores. “Muitas pessoas buscam se reinventar profissionalmente, outras querem empreender e há jovens em busca do primeiro emprego. Esse curso de pizza atendeu a todos esses públicos”, explicou.
Começam hoje as inscrições para o vestibular da Unesp
STJ mantém Robinho preso no Brasil por estupro na Itália
Ela também lembrou que a parceria com instituições privadas, como faculdades, empresas e o Sistema S (Senac e Senai), garante a diversidade e a qualidade da oferta. Entre as capacitações mais procuradas está a de Empregabilidade, que orienta sobre elaboração de currículo e comportamento em entrevistas de emprego.
Reconhecimento da qualidade – O chef e professor universitário Marco Nascimento, que ministrou o curso de pizza, ressaltou a seriedade da iniciativa e destacou que muitos alunos chegam aos cursos buscando uma recolocação no mercado de trabalho e encontram nas capacitações um caminho concreto para isso. “Elas têm um papel fundamental na formação e inserção de profissionais no mercado de trabalho. E oferecem não apenas uma oportunidade de qualificação gratuita, mas também abrem portas para o empreendedorismo e para a geração de renda”, declarou.
Segundo o professor, os cursos da gestão municipal estão alinhados com as necessidades do mercado de trabalho e entregam qualidade comparável a cursos privados, proporcionando oportunidades e demonstrando compromisso com a inclusão de todos na sociedade.
“Me surpreendi positivamente com a qualidade do conteúdo e a estrutura oferecida pela Prefeitura por meio da Sedest. Os cursos são bem organizados, com materiais didáticos adequados, instrutores qualificados e foco em práticas que realmente fazem diferença no cotidiano do profissional. Quando comparamos com cursos pagos no mercado, percebemos que, mesmo sendo gratuitos, esses cursos conseguem entregar formação de qualidade e, muitas vezes, mais alinhada às demandas reais do setor de alimentos. Isso demonstra um compromisso sério com a profissionalização e inclusão social”, afirmou
Como participar – Os interessados em ingressar nas próximas turmas devem comparecer à sala do programa “Eu Posso Aprender”, que funciona na sede da Sedest, na Rua Diogo Velho, nº 150, no Centro. O atendimento é das 9h às 12h. É necessário apresentar originais e cópias do RG, CPF e comprovantes de escolaridade e residência no ato da inscrição.
Com milhares de pessoas já capacitadas e histórias de sucesso surgindo a cada nova turma, o programa reforça seu papel de instrumento de qualificação, geração de renda e inclusão social em João Pessoa.