NOTÍCIAS

SAF inicia reuniões para orientar municípios e entidades da agricultura familiar sobre inscrições no Garantia Safra – pi.gov

A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) iniciou, neste mês de setembro, uma sequência de reuniões de capacitações sobre a implementação do programa Garantia-Safra para o ano-safra 2025/2026. O projeto é um programa do governo federal executado no Piauí pela SAF, que oferece auxílio-financeiro a agricultores familiares que comprovem que perderam sua safra, por conta de condições climáticas desfavoráveis.

Estão sendo realizadas 17 reuniões de capacitação com a participação de três membros por Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Nas reuniões, são feitas orientações sobre processo de implementação do programa, a partir da adesão do município, a definição do número de cotas do município, bem como instruções sobre o processo de inscrição e de homologação do programa aos agricultores familiares aqui no estado.

Reunião de capacitação em São Raimundo Nonato (Foto: Ezequiel Cardoso)

O público-alvo dessa capacitação inclui prefeitos, secretários municipais de agricultura, técnicos da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais, emissores de Certificados de Agricultura Familiar (CAF), dentre outros.

(Foto: Ezequiel Cardoso)

O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, destaca como está o andamento dessas atividades. “Para este ano estão sendo disponibilizadas 90 mil cotas, ou seja, a possibilidade do Garantia Safra contemplar até 90 mil famílias. A nossa coordenação está realizando um conjunto de orientações, chamando os parceiros de implementação. Nos meses de setembro e outubro, a nossa coordenação está, de forma presencial, em cada uma das cidades polos dos 12 territórios de desenvolvimento do Estado, fazendo essas reuniões”, relata o gestor.

(Foto: Ezequiel Cardoso)

O Garantia-Safra é um seguro para famílias de baixa renda, que possibilita o pagamento de um benefício no valor de R$ 1.200, se houver perdas superiores a 50%. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 12 milhões com o pagamento do aporte financeiro, e está abrindo o período de inscrição para todos os municípios do Piauí, principalmente os que ficam na região semiárida, onde o risco climático é maior. O agricultor só pode ser beneficiado pelo programa se o seu município tiver aderido.

Calendário de capacitação

As capacitações tiveram início na primeira semana de setembro e já ocorreram nos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Oeiras, Bom Jesus, Corrente e Canto do Buriti.

Estão previstas para as próximas semanas outras 11 reuniões de apresentação do programa. Veja o calendário a seguir:

Floriano – 17/09
Uruçuí – 18/09
São Pedro do Piauí – 19/09
Valença do Piauí – 24/09
Paulistana – 25/09
Picos – 26/09
Esperantina – 30/09
Luís Correia – 1º/10
Piripiri – 02/10
Campo Maior – 03/10
Teresina – 07/10