Secepi reúne atletas convocados, familiares e técnicos para os Jogos da Juventude 2025 – pi.gov
A Secretaria de Estado dos Esportes do Piauí (Secepi), por meio da Diretoria de Desporto Escolar, realizou nesta quinta-feira (4), no auditório da Secretaria de Administração do Estado (Sead), uma reunião de orientação com pais, responsáveis, professores e técnicos dos atletas que irão representar o Piauí nos Jogos da Juventude 2025, que acontecem no período de 10 a 25 de setembro, em Brasília (DF).
Durante o encontro, foram passadas informações sobre a viagem da delegação, como logística de embarque e transporte, hospedagem, uniformes e as responsabilidades de atletas e técnicos ao longo do período de competição.
O embarque será feito no Aeroporto Santos Dumont, em Teresina, de acordo com o calendário de cada modalidade, dividido em três blocos. O primeiro embarca dia 09 e retorna no dia 14 de setembro. Nesse período, competem atletismo, ciclismo, esgrima, natação, tênis de mesa, tiro com arco e ginástica artística. O segundo vai dia 14 e volta em 20 de setembro. As modalidades desse bloco são o wrestling, basquete, futsal, vôlei de praia e triatlo. Já o terceiro bloco embarca dia 20 e retorna dia 26 de setembro. Badminton, judô, taekwondo, handebol e voleibol participam dessa etapa dos jogos.
De acordo com a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, o Piauí levará 223 integrantes. “A Secretaria dos Esportes, junto com parceiros, enviaremos 171 atletas de 17 modalidades, 36 treinadores e 16 dirigentes que representarão nosso Estado”.
Josiene Campelo reforçou, ainda, o compromisso do Governo do Estado do Piauí em apoiar o esporte escolar. “Esses jovens representam o esporte piauiense. Temos investido em estrutura, programas de incentivo e suporte logístico, porque acreditamos no potencial dos nossos estudantes-atletas. Os Jogos da Juventude são uma grande vitrine, e o Piauí continuará sendo muito bem representado”.
O diretor de Desporto Escolar da Secepi, Adriano Dias, ressaltou o cuidado com a preparação. “Nosso trabalho é garantir que os atletas possam se preocupar apenas com a competição. Estruturamos a logística para que todos tenham conforto, segurança e o suporte necessário durante os Jogos.”
João Henrique Castro, coordenador do Seduc Esportiva, programa da Secretaria da Educação, parceira da Secepi na realização dos jogos escolares, disse que a expectativa está ainda maior neste ano. “Estamos encaminhando 130 atletas classificados. É um aporte que o secretário Washington Bandeira sempre fez desde que assumiu, através do programa Seduc Esportiva. Uma ferramenta pedagógica muito interessante e muito importante que esses alunos possam cada vez mais protagonizar eventos tanto estaduais quanto nacionais”.
O atleta Max Jafé, participou dos dois últimos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Em 2024, foi vice-campeão. Este é seu primeiro ano de Jogos da Juventude. “Estou muito ansioso para competir. Quero ter um bom resultado lá. Estou treinando demais para isso”.
A técnica Ananda Rocha vai representar a natação nos Jogos da Juventude. “Viemos numa preparação desde o início do ano, passando pela etapa estadual para almejar a etapa nacional. Os adolescentes terão a oportunidade de estar ao lado de atletas de outras delegações, vivenciando o esporte e colocando em prática tudo que planejamos dentro das piscinas”.