Uespi celebra adesão ao Programa Acredita e reforça infraestrutura com novos veículos – pi.gov
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto, sediou a assinatura do termo de adesão ao Programa Acredita. A solenidade contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do reitor Evandro Alberto e de gestores e representantes da comunidade acadêmica. O Auditório do Pirajá foi o local escolhido para o evento, que também marcou a entrega de três veículos para fortalecer as atividades da universidade.
O programa Acredita é voltado principalmente a mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais, promovendo sua inserção no mercado de trabalho. A iniciativa incentiva o empreendedorismo e destaca a importância da inclusão dos produtores da agricultura familiar nesse mercado.
Na ocasião, foi anunciada a liberação de R$ 769 mil destinados à execução do projeto de qualificação para povos tradicionais, quilombolas e indígenas em situação de vulnerabilidade, nos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco, Paquetá e Queimada Nova, com foco no fortalecimento do empreendedorismo e da empregabilidade.
O reitor Evandro Alberto destacou a sensibilidade do ministro Wellington Dias e os investimentos voltados à emancipação das pessoas. “Com o programa, vamos atuar na formação em Paquetá, Lagoa do São Francisco, Queimada Nova e em comunidades indígenas de Piripiri. Foi o ministro, ainda como governador, quem criou a Universidade Aberta do Piauí, levando ensino superior a todos os municípios do estado”, afirmou o reitor.
O ministro Wellington Dias ressaltou a importância da adesão da Uespi ao Programa Acredita e a entrega dos veículos para Teresina e Picos. “O professor precisa se deslocar para realizar pesquisas e acompanhar as aulas práticas dos estudantes, por isso é fundamental garantir essa condição de deslocamento. Além disso, celebramos uma parceria relevante com a Uespi para o Programa Acredita”, destacou
Os três veículos foram adquiridos pela Fundação Universidade Estadual do Piauí (Fuespi) com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), provenientes de uma emenda da então deputada federal Rejane Dias, no valor de R$ 500 mil.
Um dos veículos será destinado ao campus Professor Barros Araújo, em Picos. “Esse recurso será fundamental para o desenvolvimento do nosso campus e para a região de Picos”, destacou a diretora Mariluka Macedo.