Ceir abre inscrições para minicurso sobre estratégias de ensino de crianças com TEA – pi.gov
O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) está com inscrições abertas para o minicurso gratuito “Desenvolvimento de Estratégias de Ensino e Aprendizagem no Cotidiano da Criança com TEA”, que será realizado no dia 28 de novembro, em Teresina. A capacitação tem como objetivo principal orientar pais, educadores e profissionais da saúde sobre práticas que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As atividades acontecerão no auditório do Ceir, das 13h30 às 17h30, e as inscrições devem ser realizadas por meio de formulário online.
Para a superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar, Liceana Pádua, a educação é essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva. “Quando a informação de qualidade sobre o TEA chega a professores, pais e profissionais, ampliamos não apenas a rede de cuidado, mas também as capacidades e o desenvolvimento saudável da criança autista. O Ceir é referência na abordagem multiprofissional do TEA e, agora, compartilha essa expertise para fortalecer a inclusão no nosso estado”, ressaltou.
O minicurso contará com palestras de profissionais experientes no atendimento a crianças com TEA, abordando temas como: TEA – conceitos fundamentais; acolhimento e manejo da criança com TEA no ambiente social; adaptações e rotinas no ambiente familiar e escolar; e apresentação do Programa de Ensino Individualizado (PEI).
Segundo o neurologista e diretor do Centro de Ensino e Pesquisa do Ceir, Leonardo Halley, a proposta é promover o diálogo entre a saúde e a educação. “O acolhimento escolar de alunos com TEA é essencial para construir um ambiente realmente inclusivo e reduzir estigmas. Isso passa pela sensibilização da comunidade escolar e por práticas pedagógicas adaptadas à realidade de cada aluno. O minicurso foi pensado para fazer uma ponte entre os profissionais do Ceir e a sociedade”, destacou.
Interessados em participar do minicurso ou em obter mais informações podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (86) 3232-0353. Inscreva-se pelo formulário online: AQUI .