Defesa Agropecuária do Piauí moderniza serviços com adesão da Adapi ao GOV.PI Empresas – pi.gov
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) realizaram, nesta quarta-feira (22), o lançamento oficial da integração dos serviços da Adapi ao GOV.PI Empresas, plataforma do Governo do Estado que reúne informações e ferramentas para abertura de empresas, registros e licenciamentos junto aos órgãos estaduais. O evento contou com a participação de diretores e técnicos da Adapi, da Sada e da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema.
Com a adesão da Adapi à plataforma, o empreendedor passa a ter acesso online a diversos serviços que antes exigiam atendimento presencial. A iniciativa representa um avanço na digitalização e desburocratização dos processos relacionados à defesa agropecuária, promovendo mais agilidade, transparência e comodidade aos usuários.
“Com a implantação desses serviços ganhará o empreendedor, que não precisará mais se deslocar ao escritório da Adapi para dar entrada em suas demandas. Ganhará o serviço de defesa agropecuária ao prestar um serviço totalmente digital, transparente, não burocrático e muito mais ágil. E ganhará a sociedade como um todo, pois poderá ter acesso ao sistema até mesmo pelo celular, destacou o secretário da Sada, Fábio Abreu.
No GOV.PI Empresas, a Adapi disponibilizará serviços de diversos módulos, entre eles:
- Inspeção animal: inspeção prévia de terreno; aprovação de projetos de construção e/ou reforma; emissão e renovação de certificados de registro de estabelecimentos comercializadores de produtos de origem animal;
- Revendas agropecuárias (vacinas): emissão e renovação de certificados de registro de estabelecimentos comercializadores de vacinas;
- Agrotóxicos e afins: emissão e renovação de certificados de registro de estabelecimentos comercializadores de produtos agrotóxicos e correlatos.
De acordo com o diretor-geral da Adapi, João Rodrigues, a integração trará benefícios tanto para os empreendedores quanto para os servidores da Agência.
“A implantação de nossos serviços dentro do Sistema Gerenciador da Redesim – Sigfácil facilitará a vida dos empreendedores e dos servidores do órgão. Por meio do GOV.PI Empresas, o usuário poderá cadastrar sua empresa, anexar documentos, gerar boletos e acompanhar de forma totalmente transparente o andamento do processo até a emissão do certificado ou registro solicitado”, explicou o diretor.