Redução no tempo de espera por cirurgias da Sesapi melhora a vida de piauienses – pi.gov
A jovem sofreu um acidente de motocicleta em agosto de 2024, quando teve uma fratura exposta na perna esquerda. Encaminhada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, ela passou por uma cirurgia de urgência. “Foi um susto muito grande, mas fui muito bem atendida no dia em que cheguei à urgência. Após cinco meses, o médico retirou o fixador e me encaminhou para a fisioterapia. No entanto, não tive melhora e precisei de outra cirurgia. Dessa vez, entrei na fila das cirurgias eletivas”, relata Pâmela.
Em abril de 2025, a agente de viagens deu entrada no procedimento cirúrgico, que foi realizado em junho do mesmo ano pelo ortopedista Juliano Rocha, do HEDA – o mesmo médico que a acompanhava na Central de Diagnósticos da Sesapi. “Tomei um susto quando, em junho, me ligaram comunicando que eu iria operar, porque a gente sempre pensa que vai esperar muito tempo, mas foi bem rápido. Os profissionais do hospital foram maravilhosos comigo. Só tenho a agradecer”, lembra a jovem.
A redução no tempo de espera por cirurgias tem possibilitado que piauienses como Pâmela retomem suas rotinas com mais qualidade de vida. Isso é resultado do planejamento técnico e da reestruturação da rede hospitalar.
De acordo com o secretário da Saúde, Antônio Luiz Soares, o objetivo é reduzir ainda mais o tempo de espera. “O governador Rafael Fonteles nos deu as condições para modernizar os hospitais, adquirir equipamentos, convocar equipes e colocar tudo para funcionar. Desde que assumimos, conseguimos reduzir o tempo médio de espera de 404 dias para 59. Estamos trabalhando para que, até o fim do ano, nenhum hospital da rede estadual ultrapasse os 60 dias. Isso é fundamental para que a população volte a confiar no SUS e tenha seus problemas resolvidos com agilidade”, afirmou o gestor.
