Ícone do site MARANHÃO DA GENTE

Cadernos de Teresina nº 11: o teatro de rua e a arte que ocupa a cidade

O projeto semanal Revisitando a Revista Cadernos de Teresina, promovido pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), chega à edição nº 11 da revista, publicada em agosto de 1991, com o tema “Teatro de Rua: Uma proposta para Teresina”.

Gravado diretamente da Praça Rio Branco, o episódio desta semana resgata um dos momentos mais simbólicos da cena cultural teresinense: quando um grupo de artistas amadores invadiu a praça vestidos de cangaceiros, recriando o episódio histórico narrado na matéria “História refeita — Lampião e seu bando invadem Teresina”. A servidora Sarah Ayres foi quem apresentou o resumo dessa edição, que destaca o poder da arte de rua como forma de expressão, resistência e aproximação com o público.

Cadernos de Teresina nº 11 (Foto: Ascom FMC)

A edição nº 11 da Cadernos de Teresina traz ainda um rico mosaico de temas culturais e históricos, entre eles: Cinema: Mostra Tempo Glauber Rocha; Artes Plásticas: Guernica; Cultura Popular: Danças e Folguedos Folclóricos do Piauí; Documento: A passagem de Prestes pelo Piauí; Entrevista com João Kennedy Eugênio; Memória: A história do rádio no Piauí; Música: Teresina canta Theresina e uma reportagem especial sobre o Salão de Humor.

Com textos, poemas, gravuras e registros de eventos artísticos, a edição celebra o papel transformador da arte no espaço público, mantendo viva a memória de seus movimentos, expressões e protagonistas.

Para ter acesso à revista completa clique aqui: https://drive.google.com/file/d/1XfhuZDkkeqTVy156vCBQ34htKxN2v_DZ/view?usp=drive_link

Sair da versão mobile