NOTÍCIAS

CAPSi celebra 8 anos com mais de 138 mil atendimentos a crianças e adolescentes

O serviço é voltado para o público de 0 a 18 anos e tem porta aberta (Foto: Ascom FMS)

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) completou 8 anos de atuação e alcançou a marca de 138.363 atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, além de casos relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas.

O serviço é voltado para o público de 0 a 18 anos e tem porta aberta, ou seja, não há necessidade de encaminhamento prévio. Basta comparecer ao local para ser acolhido e passar por uma avaliação que determinará a necessidade de acompanhamento contínuo. A unidade realiza atendimentos individuais e em grupo e conta com uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, artesão e técnico de enfermagem.

Segundo Wanderson Anjos, coordenador do CAPSi, o aniversário do Centro é motivo de celebração. “O CAPSi desempenha um papel fundamental dentro da rede de proteção, oferecendo cuidado especializado no aspecto psicoemocional de crianças e adolescentes. Muitos dos nossos pequenos chegam em sofrimento psíquico e com seus direitos violados, e encontram aqui uma equipe altamente capacitada para promover sua saúde e bem-estar.”

Wanderson destaca ainda que entre as principais demandas estão casos de ideação suicida associada a comorbidades como depressão, esquizofrenia, além de transtornos de ansiedade frequentemente acompanhados de comportamentos como automutilação. O CAPSi também acolhe crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) associado a outras comorbidades.