Hospital do Monte Castelo inicia projeto Lean para reduzir superlotação
Hospital do Monte Castelo inicia projeto Lean para reduzir superlotação (Foto: ASCOM/FMS)
O Hospital do Monte Castelo, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu neste mês a visita de consultores do Projeto Lean nas Emergências. A visita marca o início da implantação do projeto, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), voltada à melhoria dos fluxos hospitalares, com o objetivo de reduzir a superlotação nas unidades de urgência e melhorar a assistência prestada aos pacientes.
Durante a visita, foram apresentadas aos profissionais da unidade as principais estratégias da metodologia Lean, que busca eliminar desperdícios nos processos hospitalares, reduzir o tempo de espera dos pacientes e capacitar as equipes para promover uma cultura de melhoria contínua.
De acordo com Danilo Soares, diretor geral do Hospital do Monte Castelo, o projeto será desenvolvido ao longo de 14 meses, com visitas presenciais periódicas e suporte remoto. “Temos uma demanda elevada de atendimentos e pretendemos tornar o atendimento cada vez mais resolutivo. Esse trabalho vai então nos oferecer ferramentas para melhorar os processos e oferecer uma saúde mais digna e eficiente ao paciente”, afirmou.
Segundo Lúcio Alberto Monteiro, consultor médico do projeto Lean nas Emergências, a proposta é acompanhar de perto as atividades da unidade, com foco em intervenções que impactem diretamente na qualidade do atendimento prestado à população.
