NOTÍCIAS

Mostra Estadual das Práticas Integrativas Complementares destaca projetos de intervenção para territórios de saúde do Piauí – pi.gov

A Secretaria da Saúde (Sesapi) participou, nesta quarta-feira (19), da Mostra Estadual das Práticas Integrativas Complementares do curso Saúde e Bem Viver, um processo formativo, coordenado pela Fiocruz, direcionado aos profissionais que atuam na saúde da família e em equipes multiprofissionais. O evento apresentou projetos de intervenção, envolvendo as praticas complementares (PICs) consoantes com as necessidades de cada município do Piauí, buscando fortalecer a atenção primária da saúde dentro do Piauí e a assistência prestada para a população.

“O curso possibilitou o fortalecimento do profissional de saúde para o cuidado de si, da sua equipe e para as necessidades reais do seus território. Levar esses projetos de intervenção para a realidade dos territórios fortalece o SUS e a Atenção primária”, destaca a coordenadora de Atenção Primária da Sesapi, Virginia Pinheiro.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde conta com 29 modalidades de Práticas Integrativas ofertadas. “As práticas integrativas são recursos terapêuticos que promovem e recuperam a saúde e no Piauí elas vêm ganhando mais espaço. É um cuidado mais humanizado e centrado no individuo que está sendo atendido”, destacou Samara Lima, técnica estadual das PICS na Sesapi.

O projeto Saúde e Bem Viver está presente em 17 estados do Brasil e vem trabalhando o reconhecimento das ações das equipes de saúde da família e equipes multiprofissionais.

“Queremos reconhecer essas atividades das equipes da atenção primária, ajudar as PICs a se expandirem mais, quebrando paradigmas e mudando para melhor a assistência a saúde do nosso estado”, afirmou Flávia Reis, representante da frente de articulação pedagógica do projeto Saúde e Bem Viver.