NOTÍCIAS

Portal de Oportunidades de Teresina chega à fase final e promete transformar vidas por meio do trabalho

Reunião do Portal de Oportunidades de Teresina (Foto: Ascom Secti)

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e da Secretaria da Mulher (SMPM), segue avançando na implantação do Portal de Oportunidades de Teresina. A plataforma digital está em sua fase final de ajustes e deve ser lançada oficialmente em dezembro deste ano.

Nesta quarta-feira (6), representantes da Secti e da Semdec se reuniram para tratar dos últimos alinhamentos técnicos do sistema. O encontro marcou um passo decisivo no processo de homologação do portal, que será a etapa final antes de ser disponibilizado à população.

O programador da Secti, Hudson Moura, explicou que o sistema já está em fase de revisão final. “Estamos realizando a apresentação final para a homologação do Portal de Oportunidades por parte da Semdec. Alinhamos as últimas demandas e expectativas e agora iniciaremos o processo de homologação para disponibilizar o portal à população. A previsão é que esteja disponível em dezembro”, destacou.

Reunião do Portal de Oportunidades de Teresina (Foto: Ascom Secti)

A coordenadora de Trabalho e Emprego da Semdec, Letícia Muniz, reforçou o foco da iniciativa na geração de renda e inclusão social. “O Portal de Oportunidades da Prefeitura de Teresina está sendo desenvolvido com total foco na empregabilidade e geração de renda. Além de promover um ambiente de encontro entre quem oferta e quem busca oportunidades, o sistema também vai oferecer capacitação para quem ainda não está apto ao mercado de trabalho. Com certeza, será uma grande entrega aos cidadãos teresinenses”, afirmou.

O Portal de Oportunidades de Teresina foi idealizado para ampliar o acesso ao mercado de trabalho, com atenção especial às mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica. A iniciativa tem como base a nova lei municipal que estabelece que 10% das vagas de empresas terceirizadas que prestam serviços ao poder público sejam destinadas a essas mulheres.

A ação integra o esforço conjunto da Secti, Semdec e SMPM para promover inclusão, gerar oportunidades e fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, aliando tecnologia e responsabilidade social.