NOTÍCIAS

Queimadas lideram chamados na Defesa Civil de Teresina no mês de outubro

Queimadas lideram chamados na Defesa Civil (Fotos: Ascom Semdef)

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina (Semdef) registrou, no mês de outubro de 2025, um total de 61 atendimentos. De acordo com o levantamento mensal realizado pela pasta, os casos de queimadas e incêndios foram os que mais demandaram ações da equipe técnica, somando 21 chamados, o equivalente a 34,43% das ocorrências. O período analisado compreende de 1 a 31 de outubro de 2025.

Mesmo antes da chegada do período mais crítico, conhecido popularmente como B-R-O-BRÓ, Teresina já vinha registrando focos de incêndio desde julho, mês que marca o início das ocorrências mais expressivas na cidade. Na maioria das situações, o fogo é utilizado como forma de limpeza de terrenos, prática proibida e considerada crime ambiental.

“A vegetação fica seca e se transforma em combustível natural. Com o ar seco e os ventos, qualquer faísca pode se espalhar rapidamente. É fundamental reforçar que incêndios não surgem sozinhos, a grande maioria é provocada por ações humanas. Estamos trabalhando de forma preventiva e integrada com o Corpo de Bombeiros, mas a participação da população é essencial para reduzir os riscos”, ressaltou o secretário municipal de Defesa Civil, cel. José Nunes.

Queimadas lideram chamados na Defesa Civil (Fotos: Ascom Semdef)

A prática ilegal da queima de lixo, mato, restos de poda ou qualquer resíduo sólido, além de prejudicar o meio ambiente, compromete a saúde da população, provoca acidentes e pode afetar a rede elétrica e telefônica das áreas próximas.

A Lei Municipal nº 5.073/2017 proíbe queimadas no perímetro urbano de Teresina e estabelece multas que variam de R$ 1.500 a R$ 4.500, podendo dobrar em caso de reincidência. Empresas que desrespeitam a legislação também podem ter seus alvarás suspensos.

A Defesa Civil reforça a orientação para que a população não realize queimadas e reporte imediatamente situações suspeitas ou focos de incêndio. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (86) 99514-2250 ou pelo telefone 199.

(Foto: Ascom Semdef)

Orientações da Defesa Civil para o período do B-R-O-BRÓ

– Não descarte resíduos em áreas de vegetação, especialmente materiais inflamáveis;
– Nunca queime lixo ou restos de poda;
– Em áreas rurais, redobre a atenção com fogueiras e materiais espalhados na mata;
– Em áreas secas, evite acender fogueiras ou velas; se necessário, limpe o entorno até alcançar a terra;
– Não jogue cigarros ou garrafas de vidro na beira da estrada ou áreas de vegetação seca;
– Proprietários de terras próximas à rodovia devem manter faixas de proteção limpas;
– Incêndios em terrenos baldios liberam fumaça e fuligem, prejudicam a saúde e podem afetar a rede elétrica;
– Para proteger propriedades rurais, mantenha aceiros bem construídos, já que a queimada empobrece o solo e reduz a produtividade.

CONFIRA AQUI O RELATÓRIO COMPLETO DO MÊS DE OUTUBRO

Boletim outubro (Arte gráfica: ascom Semdef)