Teresina ganha destaque internacional no C40 World Mayors Summit 2025 com projeto de resiliência climática
Encontro C40 World Mayors Summit 2025 no RJ (Foto: Ascom Agenda 2030)
A cidade de Teresina participa do C40 World Mayors Summit 2025, um dos mais importantes eventos globais sobre ação climática urbana, realizado no Rio de Janeiro, até esta quarta-feira (5). Promovido pelo C40 Cities Climate Leadership Group, o encontro reúne prefeitos, líderes municipais, investidores, filantropos e representantes da sociedade civil para debater soluções concretas que fortaleçam a agenda de mitigação e adaptação climática nas cidades, em preparação para a COP30, que será sediada no Brasil em 2026.
Integram a comitiva da prefeitura de Teresina o vice-prefeito, Jeová Alencar; o superintendente da SDU Norte, Alan Brandão; o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonado Madeira e a analista, Bárbara Isa.
Teresina foi reconhecida internacionalmente ao se tornar finalista do prêmio Bloomberg Philanthropies Local Leaders Award 2025, promovido em parceria com o C40. A cidade concorreu na categoria “Infraestruturas mais seguras para um mundo em transformação – Protegendo comunidades com sistemas resilientes e preparados para o clima”, com o projeto Lagoa de São Joaquim – Infraestrutura Verde e Resiliência Climática, que propõe intervenções urbanas voltadas à drenagem sustentável, valorização ambiental e adaptação às mudanças climáticas.
Esse projeto foi selecionado para integrar a Incubadora de Projetos “Solução Natureza”, iniciativa conduzida pelo C40 e pela Fundação Grupo Boticário. O projeto da capital piauiense, voltado à zona norte da cidade, é focado em Soluções Baseadas na Natureza (SBN), que buscam qualificar ambientalmente o espaço urbano, criar microclimas mais confortáveis e fortalecer a proteção da biodiversidade.
Encontro C40 World Mayors Summit 2025 no RJ (Foto: Ascom Agenda)
Como parte da incubadora, a cidade receberá suporte técnico gratuito para concepção e estruturação do projeto e participará de uma mesa-redonda de investidores de alto nível durante o evento, com o objetivo de atrair financiamentos e parcerias estratégicas para a sua implementação.
A participação no Summit e nas iniciativas internacionais posiciona Teresina como uma das cidades brasileiras líderes em inovação e sustentabilidade urbana, reforçando o compromisso da gestão municipal com a construção de uma cidade mais resiliente e inclusiva. O evento também é uma oportunidade para conectar Teresina à rede global de cidades do C40, ampliando o intercâmbio de experiências, parcerias técnicas e oportunidades de investimento em infraestrutura verde.
Segundo a coordenação da Agenda Teresina 2030, a participação no evento é uma forma de projetar as ações locais em escala global. “Teresina mostra que é possível unir tecnologia, natureza e desenvolvimento social em favor do clima. As cidades têm assumido papel decisivo na agenda climática mundial. As ações e projetos que a Agenda Teresina 2030 vem desenvolvendo, com foco em sustentabilidade, como esse que elaboramos para a Lagoa de São Joaquim, demonstra que a cidade está preparada para liderar o debate sobre resiliência urbana e transição ecológica justa, alinhada aos compromissos globais que serão consolidados na COP30”, destacou Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.
