Memória cultural: edição nº 15 do Cadernos de Teresina ganha novo destaque
Edição nº 15 do Cadernos de Teresina (Foto: Ascom FMC)
Dando continuidade ao projeto semanal Revisitando a Revista Cadernos de Teresina, a Fundação Municipal de Cultura apresenta, nesta semana, a edição nº 15, intitulada “Memorare – esse belo desconhecido”, lançada originalmente em dezembro de 1993. Rica em conteúdo e memória, a publicação reúne um amplo panorama artístico, cultural e social da época, reafirmando o papel da revista como registro plural da produção intelectual piauiense.
A edição traz um ensaio fotográfico especial, “Memorare”, assinado por Jairo Cezar, que conduz o leitor a uma viagem visual sensível e reflexiva. Na seção de artes plásticas, o destaque é a obra de Lucílio de Albuquerque. A crítica literária fica por conta de Elmar Carvalho, que analisa “Um certo poeta Borges de Almeida”, enquanto uma entrevista exclusiva com Hermes Vieira amplia as discussões sobre criação e pensamento artístico.
Os temas se diversificam com a seção de ecologia, abordando o eixo “Teresina 40 graus”, e com o EM FOCO, que evidencia a atuação da Orquestra da Câmara de Teresina no cenário musical da cidade, que atualmente se transformou na Orquestra Sinfônica de Teresina. O humor também marca presença com as tirinhas de Mafal, e a literatura ganha espaço com o texto “Itinerário poético – a releitura de um tempo”.
A edição ainda reúne discussões sobre música piauiense, reflexões de sociologia com “Cinema, uma invenção do diabo?”, análises de teatro com o texto “Gomes Campos, além do auto além”, além de uma pauta urbana sobre as ocupações em Teresina. A programação cultural da cidade aparece na tradicional agenda assinada por Adrião Neto. O número 15 também traz o suplemento especial “Uma viagem ao mundo de Pintinho”, de Antônio Vieira Sales e Francisco Alcides do Nascimento, que amplia o mergulho do leitor no universo artístico local.
O episódio desta semana foi gravado diretamente da sede da Fundação Municipal de Cultura, com apresentação e resumo feitos por Micael Fideles, coordenador de bandas. A proposta reforça a importância da preservação e da divulgação da revista, que permanece como um dos mais completos registros da cultura teresinense.
Clique aqui e confira a edição 15
