Após revitalização total, escola tradicional de Oeiras passa a atender 252 estudantes – pi.gov
O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta sexta-feira (23), a revitalização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Farmacêutico João Carvalho Martins, obra executada pela Secretaria Estadual de Educação com investimento de R$ 1,9 milhão. Além da obra, a tradicional escola, que atenderá agora 252 estudantes, recebeu novos equipamentos e materiais.
Os resultados expressivos da educação piauiense são reflexo desses investimentos. “Temos colhido os frutos da priorização da educação como fator transformador da realidade desses jovens, da garantia de oportunidade e, consequentemente, do nosso desenvolvimento. Todas as nossas escolas são de tempo integral, proporcionando uma verdadeira revolução da educação”, destacou o governador.
No Ceti Farmacêutico João Carvalho Martins são nove salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala do Programa Saúde Digital, laboratório de Ciências e refeitório. Também foram reformados o laboratório de informática, a sala de Mediação Tecnológica, a biblioteca, a quadra poliesportiva e os vestiários. A escola está totalmente climatizada.
“É uma escola importante para Oeiras e esse investimento foi responsável por adequar essa escola ao tempo integral, com ambientes modernos e climatizados, adaptados, também com uma sala do Piauí Saúde Digital para o atendimento dos alunos. É toda uma estrutura ideal para que eles possam passar o dia aqui, aproveitando ao máximo e se dedicando ao aprendizado”, afirmou o secretário de Educação Rodrigo Torres.
São ofertados ensino médio em tempo integral junto com os cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas Programação de Jogos Digitais e Marketing Digital. Para a diretora da unidade, Daniele Savana, o momento é de satisfação. “Acompanhando os nossos resultados, receber essa estrutura, vai fomentar ainda mais a oportunidade para que esses estudantes tenham uma educação integral, oportunidades tecnológicas, com os conhecimentos técnicos, também conhecimentos de base”, disse.
A estudante medalhista Renata Alencar destacou a importância dos laboratórios e equipamentos para o aprendizado. “A gente estava sem alguns laboratórios, o que prejudicava a questão dos cursos, porque era através dos computadores que a gente realizava. A gente tinha que fazer no aparelho celular, que é diferente. Além disso, temos outras mudanças na estrutura que fazem muita diferença em questão do ensino. Também tem a chegada de novos cursos, que traz novas oportunidades, como, o guia de turismo, que é uma modalidade nova nos cursos”, afirmou.
Liberação de crédito rural
Também durante a solenidade, Rafael Fonteles e Marcelo Jannotti, presidente da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi), liberaram R$ 228.594 em créditos para os empreendedores e produtores do município. Ao todo, são 24 contratos, sendo 10 produtores rurais e 14 empreendedores.
“Foi super facilitado, não teve burocracia. Agora, vamos comprar máquinas para produzir cocada e adoçar o mundo”, comentou o empreendedor Maciel Bruno, um dos contemplados com o crédito.
