NOTÍCIAS

Campanha de vacinação contra a COVID-19 completa 5 anos em Teresina

O impacto da vacinação foi decisivo para reduzir o número de óbitos, internações e casos graves da doença (Foto: Ascom FMS)

Nesta segunda-feira (19), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou um marco histórico: completaram-se cinco anos da aplicação da primeira dose da vacina contra a COVID-19 em Teresina. Desde 19 de janeiro de 2021 até hoje, já foram aplicadas 2 milhões e 736 mil doses na capital.

O impacto da vacinação foi decisivo para reduzir o número de óbitos, internações e casos graves da doença. Além de salvar milhões de vidas, a imunização contribuiu para aliviar a sobrecarga dos sistemas de saúde e possibilitou a retomada segura das atividades sociais e econômicas.

A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, que também participou das primeiras campanhas de imunização, relembra a importância desse momento. “Cada dose aplicada foi um gesto de cuidado coletivo. A vacina trouxe esperança em meio ao medo e continua sendo essencial para proteger vidas. É um legado da ciência e da união da sociedade”, ressaltou.

Cinco anos depois, mesmo fora do período de emergência, autoridades de saúde reforçam que a COVID-19 ainda exige atenção.

Fazem parte do público – alvo da vacina contra a COVID -19:

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos; Gestantes; Idosos; Profissionais de saúde; Pessoas com comorbidades, deficiência permanente e imunocomprometidas; Indígenas, quilombolas e ribeirinhos; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência; Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e Pessoas em situação de rua.