ETURB avança na regularização fundiária no Parque Wall Ferraz e reforça compromisso com famílias de Teresina
A Prefeitura de Teresina, por meio da Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano e da Coordenação de Regularização Fundiária (ETURB), segue avançando no processo de regularização fundiária no bairro Parque Wall Ferraz. Após o plantão social realizado na semana passada, a equipe técnica já está em campo realizando o cadastramento dos moradores que entregaram a documentação durante o atendimento, garantindo que nenhuma família fique de fora dessa etapa fundamental do processo.
De acordo com a Coordenação, o plantão social teve como principal objetivo esclarecer dúvidas da população sobre a regularização, funcionando como um verdadeiro “tira-dúvidas”. Agora, o trabalho entra em uma fase prática e decisiva, com o cadastramento dos imóveis. No Parque Wall Ferraz, não existe divisão entre “etapas 1 e 2”; o cadastro foi organizado em dois momentos apenas por se tratar da maior área atualmente trabalhada pela Prefeitura, com aproximadamente 1.600 imóveis. A medida foi adotada para facilitar o acesso da população e evitar deslocamentos desnecessários.
Graças às inovações implantadas pela atual gestão municipal, a fase seguinte — a análise dos cadastros — já acontece de forma simultânea, por meio de um aplicativo que permite análises em tempo real. Com a conclusão do cadastramento, o projeto de regularização será finalizado e encaminhado para tramitação nos diversos órgãos do município, etapa que culmina com a aprovação do prefeito.
Segundo o coordenador de Regularização Fundiária da Prefeitura de Teresina, Derivan Abreu Gonçalves, a expectativa é que o projeto do Parque Wall Ferraz seja encaminhado ao cartório até o dia 18 de julho. “Após essa data, o cartório tem um prazo legal de até 60 dias para a entrega dos registros. Acreditamos que, em outubro, já será possível realizar a entrega dos títulos aos moradores”, afirmou.
“O trabalho da Prefeitura reforça o compromisso de ampliar o acesso à moradia regularizada e à segurança jurídica, especialmente para as famílias mais humildes. Esse esforço já tem data marcada para novos resultados: no dia 7 de fevereiro, o prefeito Sílvio Mendes fará a entrega de mais de 80 títulos de posse no bairro Mário Covas, demonstrando a preocupação da gestão em atender demandas históricas da população e garantir dignidade por meio da regularização fundiária”, afirmou o diretor-presidente da ETURB, Vicente Moreira Filho.
