Ícone do site MARANHÃO DA GENTE

Gerência de Zoonoses recebe treinamento para reforçar a vigilância da Doença de Chagas em Teresina

A capacitação foi conduzida pela Dra. Simone Freitas (Foto: Ascom FMS)

A equipe do Laboratório de Vigilância Entomológica da Fiocruz Piauí realizou, nesta semana, um treinamento especializado e prático na Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), voltado à identificação de triatomíneos infectados ou não, popularmente conhecidos como “barbeiros”, transmissores da Doença de Chagas. Embora Teresina não seja considerada área endêmica (não registra casos da doença), mantém a vigilância do agravo. Dessa forma, a iniciativa teve como objetivo atualizar e ampliar a capacidade técnica das equipes, garantindo maior preparo para reconhecer e manejar esses insetos.

A capacitação foi conduzida pela Dra. Simone Freitas, da Fiocruz Piauí, e pela monitora Maria Eduarda Lucena. Participaram Médicos Veterinários e Agentes de Combate a Endemias (ACEs) do Laboratório de Entomologia, integrado ao Núcleo de Controle de Roedores e Vetores (NUCRV) da FMS.

A médica veterinária da FMS, Oriana Bezerra, ressaltou a relevância da ação:”O treinamento foi bastante proveitoso, pois contribuiu para qualificar nossas equipes no manejo necessário, bem como na identificação do Trypanossoma cruzi, presente nas fezes do vetor hematófago. Mesmo não estando em área endêmica, realizamos a vigilância e o rastreamento dos casos notificados em Teresina, ainda que o local mais provável da infecção (LPI) seja outro município ou estado.”

Conheça o trabalho da Gerência de Zoonoses

A Gerência de Zoonoses da FMS desempenha papel fundamental na proteção da população contra zoonoses, que são doenças transmitidas por animais, e conta com três núcleos internos. Entre suas atividades estão os Programas de Controle da Raiva, da Leishmaniose Visceral e da Dengue, além do manejo de animais sinantrópicos, como ratos, pombos e mosquitos, que podem transmitir enfermidades ou causar prejuízos à saúde pública. O órgão também atua no controle de roedores, animais peçonhentos e outras zoonoses, desenvolvendo ainda ações de educação em saúde.

A Gerência de Zoonoses disponibiliza serviços à comunidade, como vacinação contra a raiva animal, exames para diagnóstico da Leishmaniose Visceral (calazar) e recolhimento de animais de interesse para a saúde pública.

Sair da versão mobile