O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta sexta-feira (23), o Museu Histórico de Oeiras, localizado no Complexo Histórico do Major Selemérico, na primeira capital do Piauí. A solenidade também marcou a implantação da Sala de Museografia, ampliando a estrutura de preservação e difusão da memória histórica do Estado.
O museu integra as ações do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e está instalado em imóvel de grande valor histórico, inserido no sítio urbano tombado de Oeiras. O espaço cumpre papel estratégico na preservação do patrimônio cultural piauiense, fortalecendo o turismo cultural, a pesquisa histórica e a identidade local.
Rafael Fonteles destacou a cultura como eixo estratégico para o desenvolvimento econômico do município. Segundo ele, o fortalecimento da economia criativa impulsiona o turismo e contribui para a geração de trabalho e renda, especialmente em cidades de forte valor histórico como Oeiras.
“Este museu, instalado no Major Selemérico, antigo Palácio de Karnak, primeiro local de despacho de um governador, com mais de 200 anos de história, resgata a memória de Oeiras, do Piauí e até da relação do Brasil com Portugal, especialmente para os estudantes. O espaço contará com aulas, café e outras atividades, com toda a arquitetura preservada conforme as normas do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). É mais um equipamento cultural e turístico nesta cidade para atrair cada vez mais visitantes”, afirmou o governador.
“Estamos ressignificando este espaço e entregando um museu que conta a história de Oeiras e do Piauí para todo o Brasil. Vale a pena conhecer”, disse o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim.
O prefeito de Oeiras, Dr. Hailton, destacou o investimento como fundamental para o fortalecimento do turismo histórico no município. “Este é um importante ponto de referência histórico da cidade e, agora, mais um motivo para visitação”, frisou.
Intervenções realizadas
A obra, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), contou com investimento de R$ 262 mil, por meio do SIEC, com patrocínio do Armazém Paraíba, e incluiu reforma predial, serviços de museografia e museologia.
Entre as intervenções estão a recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, implantação de novos circuitos elétricos, recuperação da plataforma elevatória, pintura geral, atualização dos equipamentos de segurança, além da organização e do restauro do acervo histórico.
Também foi implantado o circuito museográfico, com mobiliário expositivo, vitrines, sinalização, painéis informativos, produção de iconografia, maquetes históricas e recursos audiovisuais. Os serviços de museologia envolveram pesquisa histórica, consultoria especializada e a implantação do Livro de Tombo do museu.
Estrutura e serviços do Museu
O Museu Histórico de Oeiras dispõe de salas de exposição permanente e temporária, galerias e espaços temáticos que retratam a formação do município e do Estado, além do Salão Piauhy, antigo espaço de despacho do governador no período em que Oeiras foi capital.
O equipamento abriga ainda iniciativas culturais permanentes, como a Escola de Bandolim, o Cine Leme e o Café Selemérico, além dos setores administrativos e de atendimento ao público.
Noite Cultural de Oeiras
O governador Rafael Fonteles encerrou a agenda desta sexta-feira (23) em Oeiras com participação na noite cultural do município, realizada na Praça das Vitórias. O evento é promovido com apoio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e integra o calendário cultural da cidade.
A programação contou com a apresentação da banda The Fevers, além de atrações oeirenses, como o Grupo Feitiço da Vila e o cantor Marcelo Luz.
