Ícone do site MARANHÃO DA GENTE

HUT garante mais segurança aos seus pacientes ao utilizar a ultrassonografia para realização de acesso venoso central

HUT utiliza ultrassonografia para realização de acesso venoso central (Foto: ASCOM/HUT)

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) utiliza a ultrassonografia para a realização de acesso venoso central como prática assistencial incorporada à rotina institucional. A tecnologia contribui para maior segurança do paciente, precisão do procedimento e redução do risco de complicações.

O procedimento é realizado pelas equipes assistenciais do hospital, respeitando critérios clínicos, protocolos institucionais e a disponibilidade operacional. A indicação e a escolha da técnica permanecem sob responsabilidade do médico assistente, conforme avaliação clínica individualizada.

Segundo o diretor técnico do HUT e cirurgião pediátrico, Rogério Medeiros, o uso da ultrassonografia na punção venosa central está alinhado às boas práticas assistenciais. “A técnica tem como foco a segurança do paciente, a redução de complicações mecânicas e uma maior taxa de sucesso do procedimento”, explica. O método é indicado principalmente para pacientes críticos, com acesso venoso difícil ou em situações de urgência.

Para a diretora geral do HUT, Aranucha Brito, a utilização de tecnologia aliada à qualificação profissional reforça o compromisso do hospital com a melhoria contínua da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O HUT é o maior hospital de urgência e emergência do Piauí e atende exclusivamente pacientes do SUS, oferecendo assistência de alta complexidade de forma contínua à população.

HUT utiliza ultrassonografia para realização de acesso venoso central (Foto: ASCOM/HUT)

Sair da versão mobile