Piauí é o primeiro e único estado do Brasil a ter 100% das escolas públicas de ensino médio em tempo integral – pi.gov
O governador Rafael Fonteles apresentou, nesta quarta-feira (21), os principais dados e evidências da educação pública do Piauí, que confirmam o estado como referência nacional em ensino em tempo integral e educação profissional. Os números mostram avanços históricos na ampliação da jornada escolar, na inclusão educacional e na qualidade do ensino ofertado aos estudantes piauienses.
Entre os destaques, o Piauí se tornou, de acordo com dados do Censo Escolar 2025, o primeiro e único estado do Brasil a alcançar 100% das escolas públicas de ensino médio funcionando em tempo integral, um marco construído de forma progressiva entre 2022 e 2025. Nesse período, o percentual de escolas nesse modelo saltou de 19% para 100%, ampliando o acesso dos estudantes a uma formação mais completa e integrada.
O avanço também é refletido na expansão do tempo integral nos municípios. Em 2022, apenas 50 municípios ofertavam essa modalidade; em 2025, o número chegou a 224 municípios, garantindo alcance da política educacional em todo o território piauiense. Como resultado, as matrículas no ensino médio em tempo integral cresceram de forma expressiva, passando de 23.812, em 2022, para 84.474, em 2025.
O governador ressaltou que os resultados alcançados pela educação no Piauí são fruto da decisão de colocar o setor como eixo da transformação social e econômica do estado. “Essa é uma prestação de contas. Desde o início, colocamos a educação como pilar principal da transformação que queremos fazer no Piauí, sempre com dados para comprovar que estamos no caminho certo. Mesmo sendo um estado com uma das menores arrecadações do país, priorizar a educação nos permitiu alcançar resultados inéditos, liderar rankings nacionais e avançar na qualidade da aprendizagem. Isso mostra que é possível transformar quando a educação é prioridade”, disse Rafael Fonteles.
Outro dado que reforça a liderança do estado é o percentual de matrículas em tempo integral no ensino médio. Em 2022, o Piauí ocupava a 10ª colocação no ranking nacional. Em 2025, o estado alcançou o 1º lugar nacional, com 81,3% das matrículas do ensino médio em tempo integral, segundo dados do Censo Escolar. No cenário conjunto das redes estadual e municipais, o estado também ocupa o 1º lugar nacional em percentual de matrículas em tempo integral nos ensinos fundamental e médio, superando todas as demais unidades da federação.
O secretário da Educação, Rodrigo Torres, reforçou que o modelo educacional do Piauí prioriza a educação em tempo integral integrada ao ensino técnico, conforme diretriz definida no plano de governo do governador Rafael Fonteles. “Em 2025, o Piauí se tornou o único estado do país com 100% das escolas da rede estadual em tempo integral. Esse resultado foi construído com planejamento e muito trabalho, ampliando ano a ano o número de escolas, municípios e matrículas, até chegarmos à liderança nacional no percentual de matrículas de tempo integral no ensino médio e também considerando o conjunto das redes estadual e municipais”, disse o gestor.
Educação profissional em destaque
Na área da educação profissional e tecnológica, os resultados são igualmente expressivos. O Piauí é o 1º lugar do Brasil em percentual de matrículas do ensino profissional e técnico integrado ao ensino médio. De acordo com a prévia do Censo Escolar 2025, cerca de 60% do ensino médio da rede estadual está integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o que corresponde a 61.420 matrículas.
O desempenho garantiu ao estado o Prêmio MEC da Educação Brasileira, na categoria Educação Profissional e Tecnológica, além do reconhecimento por possuir o maior percentual de estudantes pretos e pardos matriculados no ensino médio vinculado à EPT.
