Piauí registra 43% de aumento em inscrições de estudantes da rede pública no Enem em três anos – pi.gov
O número de inscrições de estudantes da rede pública do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve um salto de 43% entre 2022 e 2025. Os dados da Secretaria Estadual de Educação foram apresentados pelo governador Rafael Fonteles em solenidade no Palácio de Karnak, nesta quarta-feira (21). O indicador revela o esforço de investimento em infraestrutura das escolas, em contratação e valorização dos servidores e dos incentivos dados aos estudantes por meio de programas como o Pé de Meia e Do Piauí Para o Mundo.
Segundo Rafael Fonteles, o avanço acelerado só foi possível porque a educação foi priorizada desde o início da gestão. “Essa revolução começa no momento em que tratamos a educação como pilar da transformação social e econômica do Estado. Os dados são uma prova irrefutável da aceleração da educação do Piauí, que é o primeiro e único do Brasil com 100% das escolas da rede estadual em tempo integral”, destacou.
A apresentação contou com a presença de estudantes, como Talisson Eduardo, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pacífico, medalhista e intercambista, que destaca a importância dessas experiências para a sua formação e desempenho acadêmico. “A aprendizagem está sendo de alto nível. Consegui tirar 960 na redação do Enem, acredito que vou conseguir ingressar no curso que desejo. Passei por muitas imersões da Seduc, como o Torneio de Matemática Estadual, em que consegui medalha de ouro, e da Olimpíada de Língua Portuguesa, em que consegui medalha de prata. E também participei do intercâmbio para os Estados Unidos, algo que mudou minha visão sobre o mundo”, afirmou.
Infraestrutura e modernização das escolas
O avanço na infraestrutura escolar é apresentado pela conclusão de 565 obras em todo o Estado, com 100% das escolas da rede estadual reformadas e 120 unidades da Seduc entregues no padrão ouro. Entre as melhorias, destaca-se a climatização das salas de aula, que já alcança 77% das escolas estaduais, totalizando 452 unidades distribuídas em 123 municípios piauienses, com Teresina 100% climatizada, incluindo ainda a implantação e modernização de laboratórios de informática nas escolas de tempo integral com percentual de 93% em 2025.
“É muita dedicação, uma organização muito grande da nossa rede e um grande engajamento de professores, alunos, gestores em torno da pauta da educação. Não só no âmbito estadual, mas também nos municípios. Esse é um grande movimento do Piauí e a gente está vendo isso a partir dos números. O Piauí, já com os números apresentados hoje, passou a ser em 2025, o estado com maior percentual de matrículas de tempo integral no ensino médio. Passamos dos estados que, historicamente, foram os mais tradicionais, como Ceará e Pernambuco. E o Piauí hoje é disparado o maior percentual de matrículas no ensino médio público do Brasil”, ressaltou o secretário de Educação, Rodrigo Torres.
Números se refletem nas universidades
A descentralização dos campi das universidades e institutos federais também é um fator que contribui para o crescimento do interesse dos alunos em seguir um curso superior. O novo reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Paulo Henrique Pinheiro, ressaltou o quanto esse avanço tem se refletido nas universidades públicas.
“O número de matrículas na Uespi sofreu um incremento. Passamos de 15.500 estudantes para mais de 17.000 nesse período. Isso mostra que há uma demanda que começa a crescer muito em função do sistema criado no ensino médio na rede estadual, que os alunos estão sendo completamente transformados, do ponto de vista da percepção da necessidade de avançar os seus estudos no ensino superior”, refletiu o reitor.
