Secretaria dos Esportes recebe homenagem pelo apoio à capoeira no Piauí – pi.gov
A Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi) foi homenageada, na última semana, pela Federação de Capoeira do Piauí (Fecapi), em reconhecimento ao apoio contínuo ao fortalecimento da capoeira no estado. A cerimônia ocorreu na galeria do Cube dos Diários e integrou a programação do Campeonato Aberto Estadual de Capoeira 2026.
De acordo com a Fecapi, a solenidade simboliza um gesto de reconhecimento e respeito àqueles mestres, capoeiristas, autoridades e parceiros que contribuem com a preservação das tradições da capoeira, formando gerações e fortalecendo a identidade cultural piauiense.
Reconhecida em 2014 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a capoeira é protegida e valorizada no Brasil, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que desempenha papel fundamental na salvaguarda dessa herança cultural.
Além de expressão cultural, a capoeira se consolida como uma importante modalidade esportiva, que forma atletas, promove disciplina, fortalece a mente, educa crianças e jovens e transforma realidades sociais. “Nesse contexto, o incentivo do poder público é essencial para garantir estrutura, continuidade e alcance social às ações desenvolvidas em todo o estado, disse o presidente da Fecapi, Aerton Tingaúna.
Durante a cerimônia, o presidente destacou a relevância do evento e o apoio governamental. “O evento Honras aos Mestres é como se fosse o Oscar da capoeira no Piauí. Ele consolida a história da capoeira piauiense, pessoas que contribuíram significativamente para a cultura do nosso estado. Essas homenagens só são possíveis graças ao apoio do Governo do Estado, especialmente por meio da Secretaria dos Esportes e da Secretaria da Cultura, que valorizam o esporte, a cultura e os nossos mestres”, afirmou.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, ressaltou o compromisso da gestão com a expansão da modalidade em todo o território piauiense. “Quando falamos de capoeira, falamos também de cultura, resistência, arte e esporte, e tudo isso merece valorização. São crianças, jovens, adultos e idosos praticando essa modalidade tão importante. Enquanto eu estiver à frente da Secretaria dos Esportes, continuarei contribuindo para que a capoeira receba cada vez mais incentivos. Tenho visitado os municípios e a capoeira está presente em todos eles. Precisamos fortalecer políticas públicas voltadas para essa prática. Sou muito grata por essa honraria”, declarou.
O mestre de capoeira Boquinha, Leônidas Ferreira Santana, também destacou o papel social da modalidade. “A capoeira tem um lado social muito forte. Dedicar tempo e conhecimento às pessoas é algo valioso, e poucos conseguem fazer isso. Nos projetos sociais, conseguimos quebrar barreiras e garantir acesso ao conhecimento para pessoas com poucas oportunidades na vida”, pontuou.
Desde 2023, a Secepi tem ampliado o apoio à capoeira por meio de eventos, atividades e projetos contemplados pelos incentivos do Sistema Estadual de Incentivo ao Esporte do Piauí (Siespi), como a Copa Cajuína, que reúne centenas de participantes a cada edição, e o Campeonato Piauiense da modalidade. O incentivo também ocorre por meio do Bolsa Atleta Piauí, que beneficia atletas e técnicos, contribuindo para o desenvolvimento e a valorização da capoeira em todo o estado.
