Foto: Ascom
A Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação de Teresina (SECTI) iniciou, nesta quinta-feira (22), tratativas com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) com o objetivo de formalizar um acordo de cooperação técnica para uso estratégico de dados e reforço da segurança pública.
O foco prioritário será dado às escolas, mas que deve garantir segurança a hospitais, UPAs e UBS, além praças e logradouros públicos.
A proposta da SECTI é utilizar o amplo acesso aos sistemas de videomonitoramento da cidade para transformar dados em inteligência estratégica. Com isso, será possível identificar problemas, compreender dinâmicas urbanas e elaborar soluções orientadas por dados, com ações preventivas e maior capacidade de resposta.
No âmbito da cooperação, está prevista a integração de informações da rede municipal de videomonitoramento, com mais de quatro mil câmeras. Elas estão instaladas em unidades escolares, hospitais, UPAs, UBS, praças e áreas de lazer como o Parque da Cidadania. O uso de tecnologias, como reconhecimento facial e cruzamento de dados com bases oficiais, ajudará a identificar situações de risco e reforçar a segurança de estudantes, profissionais da educação e da comunidade.
O sistema também será usado para prevenção e acompanhamento de catástrofes, como enchentes e trombas d’água, permitindo uma atuação mais rápida em situações de emergência. A cooperação ainda possibilitará o compartilhamento de dados para pesquisa, análise e gestão do tráfego urbano, contribuindo para o planejamento e a segurança viária no município.
A parceria prevê acesso integrado aos sistemas de monitoramento instalados em equipamentos públicos, com prioridade para as unidades escolares. Isso garante atuação mais ágil e coordenada da Guarda Municipal, da Polícia Militar e de outras forças de segurança, sempre em consonância com o interesse público e o bem coletivo.
A iniciativa se soma a outras ações de inovação urbana da Prefeitura de Teresina, como a participação no Google for Cities. O programa colocou Teresina entre as cinco cidades brasileiras selecionadas para receber gratuitamente soluções tecnológicas voltadas à mobilidade urbana, ao planejamento da cidade e à gestão estratégica de informações.
