O período de Carnaval, além de movimentar a cultura e o turismo, também representa uma oportunidade estratégica para pequenos negócios aumentarem o faturamento. Pensando nisso, a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi) reforça a importância do planejamento financeiro e da organização das vendas para que empreendedores aproveitem melhor o aumento da circulação de consumidores durante a folia.
Com maior demanda por produtos e serviços como alimentação, bebidas, vestuário, transporte e comércio ambulante, o momento pode se transformar em uma oportunidade de crescimento para quem se antecipa e organiza o negócio.
De acordo com a coordenadora de Atendimento e Prospecção da Badespi, Luciemy Fernandes, algumas ações simples podem fazer diferença no resultado das vendas durante o período festivo. “O empreendedor pode se preparar reforçando o estoque dos produtos mais procurados, organizando o caixa e criando promoções ou combos que atraiam clientes. O planejamento é fundamental para aproveitar melhor o aumento do movimento e transformar essa oportunidade em lucro”, destaca.
Outra orientação importante é manter o controle das entradas e saídas de recursos, evitando comprometer o capital de giro, após o período carnavalesco. Segundo a coordenadora, o acesso ao crédito planejado também pode ajudar empreendedores a investir com mais segurança. “Quando o empreendedor se organiza e busca apoio de forma consciente, ele consegue investir no negócio e atender melhor seus clientes, especialmente em períodos de maior demanda como o Carnaval”, completa Luciemy Fernandes.
A Badespi disponibiliza linhas de crédito voltadas para micro e pequenos empreendedores, com condições acessíveis para capital de giro e investimento produtivo, contribuindo para o fortalecimento dos negócios locais.
Para saber mais sobre os serviços e solicitar crédito, os empreendedores podem acessar os canais digitais de atendimento da agência:
