Governo do Piauí reforça segurança e prevenção para o Carnaval com diversas ações – pi.gov
Com a proximidade do Carnaval, o Governo do Piauí intensificou medidas de segurança pública e prevenção em saúde para garantir que a população aproveite as festividades com tranquilidade. As ações envolvem reforço policial, proteção às mulheres, campanhas educativas do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), distribuição de preservativos e campanhas de doação de sangue.
Na área da segurança, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realiza reforço do policiamento, e intensificação da fiscalização de irregularidades e combate à poluição sonora, à perturbação do sossego público e às ocorrências relacionadas ao consumo de álcool e drogas. Entre as medidas estão também blitz integradas, com foco na prevenção de crimes de trânsito, captura de foragidos da Justiça e apreensão de armas de fogo. Além disso, a SSP-PI e a Secretaria das Mulheres seguem com ações educativas e informativas contra a violência de gênero durante as prévias de carnaval.
A coordenadora de proteção às mulheres da SSP, Tatiane Seixas, ressaltou que as ações seguem durante todo o período carnavalesco. “Durante as prévias e o Carnaval, a Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a Secretaria das Mulheres, estará nas ruas com ações educativas, distribuição de materiais informativos e fortalecimento da rede de proteção, para que as festividades ocorram de forma segura”, disse.
O Detran-PI também participa da mobilização com ações educativas voltadas para os foliões. As equipes estarão distribuindo materiais informativos, alertando sobre normas de trânsito essenciais para evitar acidentes, como o uso do cinto de segurança e capacete, a não ingestão de bebidas alcoólicas ao dirigir e o respeito aos limites de velocidade. As atividades têm foco na prevenção e não na punição, reforçando a importância da responsabilidade no trânsito durante o período festivo.
Na área da saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) intensifica sua atuação durante o Carnaval com a abertura da Campanha Estadual de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que leva às ruas equipes especializadas em realizar testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites, oferecer aconselhamento, distribuir preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes, além de divulgar informações sobre profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e sobre a estratégia de prevenção combinada.
Hospitais e unidades de saúde também estarão preparados para atender os foliões em casos de urgência, reforçando a importância da proteção e do cuidado neste período festivo. Paralelamente, a Sesapi aderiu ao programa “Trânsito Seguro, Vidas Protegidas”, iniciativa do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) que busca fortalecer políticas públicas de segurança viária e contribuir para a redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito em todo o Piauí.
Já o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) intensificou a captação de doadores de sangue pelo estado. Além das coletas realizadas nos hemocentros de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano, equipes estão percorrendo municípios sem postos fixos, como Esperantina, onde a primeira campanha registrou 323 candidatos à doação, resultando em 273 coletas efetivas e 30 novos cadastros de medula óssea.
A orientação é que os piauienses antecipem a doação de sangue antes de viajar, contribuindo para salvar vidas e assegurar assistência hospitalar em situações de urgência. “Doar sangue é um gesto simples e solidário, essencial para salvar vidas e garantir a assistência à saúde em todo o estado”, reforçou Susanne Rocha, supervisora de captação de doadores.
