NOTÍCIAS

UBS Codipi fortalece cuidado ao adolescente com ambulatório exclusivo de saúde e sexualidade

Ambulatório exclusivo de saúde e sexualidade para adolescentes (Foto: Ascom FMS)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), vem fortalecendo o cuidado integral aos adolescentes na Atenção Primária por meio de uma estratégia simples, eficaz e de grande impacto: o Ambulatório de Saúde e Sexualidade do Adolescente, implantado na rotina da equipe da UBS Santa Maria da Codipi.

O ambulatório funciona como porta aberta e permanente para adolescentes, garantindo acesso facilitado, escuta qualificada e atendimento com a privacidade necessária para tratar dúvidas, queixas e orientações próprias dessa fase da vida.

O atendimento acontece em dois momentos. Primeiro, na sala de espera, com: verificação de peso e altura (antropometria); checagem do cartão de vacina e atualização vacinal; atividade educativa com adolescentes e pais. “Em seguida, o adolescente é atendido individualmente em consultório, em ambiente reservado, onde pode conversar com segurança sobre sexualidade, mudanças do corpo, prevenção de ISTs, métodos contraceptivos, projeto de vida e outras questões, além de receber solicitações de exames e encaminhamentos quando necessário”, informa Lívia Maria, enfermeira da UBS Codipi.

Em 2025, nas 12 edições do projeto, 128 adolescentes foram atendidos, muitos deles fora do radar habitual dos serviços de saúde. Desse total: 55% tinham entre 10 e 14 anos; 45% entre 15 e 19 anos; 52% eram do sexo masculino; 77 adolescentes foram vacinados, com aplicação de 64 imunobiológicos; 867 exames foram solicitados e 204 avaliados; mais da metade retornou para acompanhamento continuado.

Os resultados chamaram atenção da equipe pela forte adesão do público masculino, interesse pelos temas discutidos e participação ativa nas rodas de conversa, formato que se mostrou acolhedor e eficaz.

A iniciativa também envolve as famílias, que são convidadas a participar e a levar o debate sobre sexualidade e proteção à saúde para dentro de casa, fortalecendo a corresponsabilidade no cuidado.

O ambulatório acontece toda quarta quarta-feira do mês, sem necessidade de agendamento prévio, o que tem garantido presença cada vez mais constante dos adolescentes e vínculo com a equipe de saúde.

Na primeira edição de 2026, realizada em 28 de janeiro, 13 adolescentes participaram de ação coletiva alusiva à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, reforçando a intensificação das orientações sobre métodos contraceptivos e prevenção.

Para a FMS, a experiência da UBS Santa Maria da Codipi mostra que, com organização da agenda e olhar direcionado, é possível criar estratégias de baixo custo, replicáveis em outras unidades e com alto impacto na promoção e proteção da saúde do adolescente.