Programa da Sesapi leva esperança para pacientes que precisam de tratamento fora do Piauí – pi.gov
O Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, garante que pacientes do SUS, impossibilitados de realizar tratamentos em seus municípios, possam buscar atendimentos de saúde em outras cidades mais próximas contratadas ou contratualizados com o sistema. O programa oferece transporte e diárias, conforme tabela do SUS, assegurando que nenhum piauiense fique sem assistência por falta de recursos. Para muitos, o TFD representa esperança, dignidade e a chance de lutar pela vida. Só neste ano, de janeiro a abril, 2.834 pacientes já foram beneficiados.
Entre os milhares de piauienses atendidos pelo programa, está Alexandra Nascimento. Dona de uma loja virtual, ela sofreu falência renal em 2018 e pôde, por meio do TFD, ter acesso ao tratamento. A partir de 2020, ela realizou as consultas necessárias, viajou para São Paulo e em julho de 2025, Alexandra comemorará o primeiro ano de seu transplante de rim, ocorrido no Hospital do Rim (HRim), em 2024.
“Eu fui muito bem atendida, eles pediram toda a minha documentação, agendaram a minha viagem, foi tudo muito rápido, muito eficiente. Eu só tenho coisas boas mesmo para falar do TFD, as pessoas maravilhosas, muito bem atenciosas, até hoje, e que se solidarizaram e ficaram muito felizes pela conquista do meu transplante, que veio agora. Em 5 de julho, vai fazer um ano, que o Hospital do Rim entrou em contato com o TFD. Então, assim, quando eles me chamaram, que eu fui entrar em contato com o TFD já estavam marcando meu voo”, relatou Alessandra.
Entre 2024 e 2025, o TFD já garantiu 11.306 atendimentos, sendo 3.366 por passagens aéreas e outros 7.940 por meio de vias rodoviárias. De acordo com o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o programa tem garantido que pacientes que procuram a secretaria tenham seus atendimentos garantidos com a máxima eficiência.
“Nada é mais importante do que garantir o tratamento médico apropriado àqueles pacientes e o Governo do Estado, por meio da Sesapi, vem buscando todas as formas de levar o melhor atendimento para a população. O TFD garante a ajuda para que o piauiense que não tenha a assistência necessária em seu município possa ter acesso a um acompanhamento de qualidade, assegurando a assistência médica adequada. Só em 2025 já são quase 3 mil atendimentos pelo programa e estamos trabalhando para melhorar ainda mais esse serviço”, disse Dirceu.
Para mais informações sobre o TFD, basta entrar em contato pelos números: (86) 99466-7456 – whatsApp,
(86) 99425-3304 – Serviço Social, ou procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua localidade.