Hospital Infantil Lucidio Portella promove roda de conversa com depoimentos de histórias reais e inspiradoras – pi.gov
O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) promoveu uma roda de conversa para encerrar a programação do mês das mães. O encontro teve como tema a valorização e os desafios da figura materna na vida contemporânea, e reuniu mulheres com histórias reais e inspiradoras.
Além de mães colaboradoras, mães de pacientes e familiares participaram do bate-papo. Amanda Pitta da Associação Mães da Resistência, que compartilhou sua vivência na luta por direitos e políticas públicas voltadas para a comunidade lgbtqia+; Sueli Silva, humorista, mulher com nanismo, que trouxe reflexões sobre preconceito, maternidade e superação e Josemira da Costa, mãe de uma criança com doença rara e moradora de longa permanência no HILP, que emocionou a todos com sua história de cuidado e resiliência dentro do ambiente hospitalar.
A atividade foi marcada por escuta ativa, empatia e trocas enriquecedoras. O encontro reforça a importância de espaços de escuta, falas e acolhimento para mães que vivenciam diferentes realidades, muitas vezes invisibilizadas.
“Foi um momento de aprendizado coletivo, de ouvir histórias reais e valorizar a diversidade da maternidade. O GTH está comprometido com a escuta sensível e o cuidado humanizado. Ações como estas repercutem um processo de desconstrução de preconceito, estabelecendo um forte compromisso no processo de humanização do fazer profissional de forma equânime”, destaca o assistente social, Jorge Luiz, membro do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH/HILP).