Projeto Banda Escola celebra 37 anos de história
O projeto tem como filosofia revitalizar a tradição das bandas de música em diálogo com a prática contemporânea (Foto: Ascom FMC)
O projeto Banda Escola da Fundação Monsenhor Chaves celebra 37 anos de história, e acontece no Palácio da Música, onde trouxe um concerto especial no último domingo (14).
Voltado à formação musical de crianças e jovens, o projeto é reconhecido como um dos principais centros de preparação de instrumentistas no Piauí e em toda a região. Mais do que música, o Banda Escola transforma vidas e incentiva novos talentos a trilharem caminhos no universo musical.
Mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Monsenhor Chaves, o projeto tem como filosofia revitalizar a tradição das bandas de música em diálogo com a prática contemporânea. A proposta envolve a formação de jovens, de 8 a 18 anos, nos bairros e povoados da cidade, além da realização de concertos públicos abertos à comunidade.
Desde 2022, o coordenador Micael Fideles tem reforçado a importância sociocultural do Projeto Banda Escola para Teresina. Muito mais do que um espaço de aprendizado musical, ele se tornou um verdadeiro símbolo de transformação de vidas.
O Projeto é a maior fábrica de músicos do Piauí, mas carrega um detalhe que o torna ainda mais especial: todos os maestros que hoje conduzem as bandas são ex-alunos. Eles representam a prova viva de que a música forma, inspira e transforma, gerando um ciclo de dedicação e amor que atravessa gerações.
Mais do que ensinar música, o Banda Escola ensina cidadania, disciplina e esperança — valores que seguem ecoando no coração de cada criança e jovem que passa por suas fileiras.