Emgerpi discute sobre saúde mental – pi.gov
“Viver é a melhor escolha. Ame-se!”. Este foi o tema das duas palestras que a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) realizou para fortalecer o Setembro Amarelo, campanha que visa alertar as pessoas sobre os cuidados com a saúde mental. As rodas de conversa foram realizadas nesta quinta-feira (25), na sede da Emgerpi. Uma das finalidades do evento foi criar um espaço mais acolhedor para a escuta, troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre os colaboradores.
“Realizamos este momento de bem-estar, de saúde mental, com reflexões e reforçando a importância do cuidado com as emoções e a valorização da vida. Hoje falamos aos funcionários da Emgerpi da importância que é normalizar o cuidado com a saúde mental.”, explicou a psicóloga do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), Nayane Carvalho.
Segundo o diretor-presidente da Emgerpi, Antônio Torres, promover um ambiente de trabalho saudável vai muito além de oferecer boas condições físicas. “É fundamental que cada colaborador se sinta ouvido, respeitado e acolhido. Então o Setembro Amarelo nos lembra da importância de olharmos para o próximo com mais empatia e atenção”.
Organizadas pela equipe de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) da Emgerpi, as palestras contaram com dinâmicas interativas feitas pelos profissionais de SST e do Ciaspi, que incentivaram o diálogo aberto sobre emoções, empatia e apoio mútuo.
Além de falas inspiradoras, houve sorteio de livros que falam sobre a vida, o autocuidado e o valor de estar presente. Um dos momentos mais marcantes foi a dinâmica “Cartões Amarelos de Esperança”, em que os participantes escreveram mensagens de apoio e acolhimento para si ou para seus colegas de trabalho. A atividade reafirma a ideia de que falar sobre saúde mental é um ato de coragem e enfatiza a importância de pedir e de oferecer ajuda diante de situações difíceis.