Prefeitura de Teresina anuncia a ferramenta ‘’Lixo Zero’’
Coletiva de imprensa Prefeitura de Teresina e Eturb (Foto: Jailson Soares/Semcom)
A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), está empreendendo uma série de ações para tornar a cidade mais limpa. Na manhã desta sexta-feira (26), o prefeito Silvio Mendes esclareceu dúvidas acerca das diligências relacionada ao Sistema de Limpeza Pública que estão sendo implementadas pela Prefeitura e anunciou uma ferramenta auxiliar ao Programa ‘’Lixo Zero’’, que tem como objetivo abrir mais um canal de comunicação com a população, agilizando a resolução dos problemas.
“Vamos colocar um telefone para ser usado pela população para indicar onde tem acúmulo de lixo, qualquer que seja, em qualquer lugar da cidade. Facilita o Vicente e a ETURB a dar rapidamente a resposta’’, disse Silvio. O telefone será integrado à plataforma Teresina ON, um dos principais meios de iteração da população com a Gestão Municipal e que é coordenada pela PRODATER.
O Programa Lixo Zero, executado pela ETURB, é responsável por coibir o lançamento clandestino de lixo por meio de fiscalizações presencial e por videomonitoramento. Como a STRANS também dispõe de um sistema de videomonitaramento, voltado para as infrações de trânsito, mas que usa o mesmo princípio de instalação de câmeras de alta resolução em pontos estratégicos, a Prefeitura de Teresina decidiu pela integração da infraestrutura de ambas as ações, garantindo maior eficiência de fiscalização e menor custo de infraestrutura. Os trabalhos de integração estão sendo realizados pela PRODATER. Assim, a ETURB passará a dispor de um espaço no Centro de Controle Operacional da STRANS, o que permitirá um aumento imediato no número de câmeras utilizadas pelo Programa Lixo Zero de 6 para 40. Posteriormente mais câmeras serão integradas.
O chefe do executivo municipal também comentou sobre as mudanças que estão ocorrendo no sistema de limpeza como a alteração nos dias de coleta e a mudança no Aterro Sanitário Municipal, que agora deixa de receber o lixo doméstico e passará a trabalhar apenas com resíduos inertes. Os resíduos dos domicílios estão sendo encaminhados para dois aterros privados existentes nas imediações de Teresina. ‘’O aterro sanitário, que era um da prefeitura, agora serão três. O aterro da prefeitura será para o chamado lixo inerte – poda, capina, varrição e coisas desse tipo. Tem mais um aterro na Zona Sul, além de um na Zona Leste, na estrada de Altos’’, ponderou o prefeito.
No mesmo sentido, o diretor-presidente da ETURB, Vicente Moreira Filho, esclareceu a questão dos horários e da frequência da coleta de lixo pela cidade. ‘’O que a gente espera é a compreensão da população nessa mudança de hábito que tem que vir com os horários diferentes, mas é aquilo que o prefeito falou: a região central da cidade continuará diária, João Emílio Falcão continuará diário, Morada Nova continuará diário. E quem tem coleta três vezes por semana continuará com sua coleta. Segunda, quarta e sexta e terça, quinta e sábado. Isso não alterou’’, afirmou o gestor.
Com isso, a Prefeitura de Teresina intensifica as suas ações para combater o acúmulo de lixo e reforça o seu compromisso com a limpeza da cidade.