NOTÍCIAS

Passagens molhadas em construção pela SAF vão permitir melhor escoamento da produção em Oeiras e Itainópolis – pi.gov

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) está construindo duas passagens molhadas para auxiliar o deslocamento de moradores e suas produções em comunidades rurais nos municípios de Oeiras, no território Vale do Canindé, e de Itainópolis, no Vale do Rio Guaribas. As obras são executadas por meio do programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI).

Obra de passagem molhada construída pela SAF sobre o Rio Itaim (Foto: Geirlys Silva / SAF)

Na localidade Piçarra, em Itainópolis, a construção já alcançou mais de 75% de execução. Com investimento de R$ 848 mil, a estrutura sobre o Rio Itaim vai beneficiar moradores de diversas comunidades rurais, como Piçarra, Várzea Grande e Tábuas.

Placa da obra (Foto: Geirlys Silva / SAF)

O coordenador do PSI no Vale do Rio Guaribas, Zezé Oliveira, destacou a relevância da obra.

“Antes, muitas famílias ficavam isoladas durante o período chuvoso. Agora, a passagem molhada vai garantir acessibilidade, permitindo o transporte da produção agrícola para as feiras e facilitando o deslocamento de alunos e moradores. No passado, o acesso só era possível quando o nível do rio baixava, por meio de uma pequena ponte”, explicou.

Atualmente, agricultores fazem travessia em pequena ponte improvisada de madeira (Foto: Geirlys Silva / SAF)

Passagem molhada sobre o Rio Salinas vai melhorar acesso a localidades rurais de Oeiras

Na zona rural de Oeiras, está em andamento a construção de uma passagem molhada na estrada que dá acesso ao povoado Alagoinha. A obra, executada com recursos do PSI, vai melhorar a mobilidade rural, garantindo segurança e facilidade de deslocamento da população, sobretudo no período de chuvas. Além de favorecer o escoamento da produção, a estrutura vai ampliar o acesso a serviços públicos e facilitar a ligação com o município vizinho, Cajazeiras do Piauí.

Obra da passagem molhada sobre o Rio Salinas, em Oeiras (Foto: Geirlys Silva / SAF)

Segundo o gerente da SAF, Gilmar Fontes, mais da metade da obra já está concluída.

“Estamos com cerca de 50% da construção realizada. Essa é uma ação do Governo do Estado, através da SAF, com recursos do Piauí Sustentável e Inclusivo. Além do impacto social e econômico, levamos mobilidade e desenvolvimento à região. Também estão previstas obras hídricas, como a construção de cisternas no povoado”, afirmou.

Obra da passagem molhada sobre o Rio Salinas, em Oeiras (Foto: Geirlys Silva / SAF)

A passagem molhada em Oeiras conta com investimento de R$ 812 mil. Ambas as obras integram o PSI, operação de crédito do Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Outras passagens molhadas, como as previstas para São Francisco do Piauí e Oeiras, já tiveram suas ordens de serviço assinadas e devem ser iniciadas até o fim do ano pela SAF.

Trabalhadores em obra (Foto: Geirlys Silva / SAF)