NOTÍCIAS

IPMT aprova a Nova Política de Investimentos 2026

IPMT aprova a Nova Política de Investimentos 2026 (Foto: Ascom IPMT)

O Comitê de Investimentos e o Conselho de Administração do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT), se reuniram nesta quarta-feira (21), para um encontro extraordinário e conjunto que teve como objetivo central o alinhamento estratégico e a aprovação da “Nova Política de Investimentos” para o exercício de 2026.

A pauta foi motivada pela publicação da Resolução nº 5.272/2025 do Conselho Monetário Nacional (CMN). Esta resolução atualizou as regras sobre aplicações dos recursos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), exigindo que os institutos revisem suas diretrizes para se enquadrarem nos novos limites e modalidades de investimento.

De acordo com o diretor de Investimentos do IPMT, José Ribamar Veloso, “a atualização do documento é um passo fundamental para garantir a segurança e a rentabilidade dos ativos previdenciários dos servidores municipais, adequando a gestão do Instituto às mais recentes normas do setor financeiro nacional”, afirmou.

IPMT aprova a Nova Política de Investimentos 2026 (Foto: Ascom IPMT)

Durante a reunião, foram debatidos pontos como, novos Limites de Alocação e ajustes na distribuição dos recursos em renda fixa, renda variável e investimentos estruturados; Gestão de Riscos para o fortalecimento dos mecanismos de controle e monitoramento de mercado; além da garantia de que 100% das operações do IPMT estejam em conformidade com as exigências do Governo Federal.

Na oportunidade, a nova Política de Investimentos 2026 com as adequações nos enquadramentos foi aprovada com unanimidade pelos membros dos colegiados, demonstrando o compromisso do Instituto com a transparência e a governança. “Estamos trabalhando para que o patrimônio do servidor de Teresina seja gerido com máxima excelência, aproveitando as novas janelas de oportunidade abertas pela legislação federal, sem nunca abrir mão da segurança”, destacou o presidente do IPMT José João.

A Nova Política de Investimentos servirá como o guia para todas as decisões financeiras do Instituto ao longo de 2026, visando o equilíbrio atuarial e a garantia do pagamento dos benefícios futuros.