NOTÍCIAS

Teresina tem experiência selecionada nacionalmente para a 2ª Mostra Mais Saúde com Agente

Foto: ASCOM/FMS

Teresina está entre os municípios brasileiros com experiências selecionadas para a 2ª Mostra Mais Saúde com Agente, iniciativa de alcance nacional que reconhece práticas exitosas desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A capital piauiense participa da Mostra com o trabalho “Ações Integradas de Intervenção para Prevenir o Avanço da Leishmaniose Visceral no Território Local”.

Ao todo, foram 1.000 experiências inscritas em todo o país, das quais apenas 200 foram classificadas para a etapa seguinte do processo avaliativo, o que reforça a relevância técnica e o impacto social das ações desenvolvidas no território de Teresina.

A experiência selecionada é de autoria de Jaaziel Nallisson de Sousa, Agente de Combate às Endemias (ACE), e Verônica Alves de Sousa, Agente Comunitária de Saúde (ACS), que representarão o município na Mostra, levando uma proposta fundamentada na integração entre Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde, controle vetorial, educação em saúde e participação comunitária.

O trabalho evidencia a importância da atuação integrada entre ACS e ACE no enfrentamento da leishmaniose visceral, uma endemia de grande impacto epidemiológico, social e econômico. A iniciativa contribui para o fortalecimento das ações intersetoriais, para a prevenção e detecção precoce da doença, além de ampliar a resolutividade do cuidado e fortalecer o SUS no nível local.

“A presença de Teresina na 2ª Mostra Mais Saúde com Agente representa o reconhecimento do compromisso do município com a saúde pública e da qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam diretamente nos territórios, junto à população”, fala Lindon Johnson Carvalhedo Rego, um dos profissionais que contribuíram de forma significativa para a construção e consolidação da prática apresentada. José Timoschenko Soares Avelino e Petrônio Luís Carvalho Bello também colaboraram.

A Mostra será realizada em Brasília, e as duas experiências melhor avaliadas presencialmente em cada região do Brasil serão contempladas com o Prêmio “Programa Mais Saúde com Agente: Experiências de Territorialização Integrada entre Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde”. A premiação inclui a produção de um documentário para a série Webdoc Mais Saúde com Agente, além de certificado e troféu, reforçando o reconhecimento institucional e a valorização das práticas exitosas desenvolvidas no SUS.