NOTÍCIAS

Diferença de Lula para Bolsonaro cai para menos de 5 pontos e estão próximos do empate técnico | Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais

Bolsonaro ainda tem maior rejeição do que ex-presidente

A distância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida pela Presidência da República caiu para menos de cinco pontos percentuais. É o que revela pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) pelo instituto Paraná Pesquisas. Pela margem de erro, que é de 2,2 pontos para mais ou para menos, os dois estariam bem próximos de um empate, faltando apenas 0,3 ponto para isto se configurar.

De acordo com o levantamento, o petista ainda lidera e tem 41,7% das intenções de voto, enquanto o atual presidente segue na segunda posição, agora com 37,0%, ou seja, estariam separados por 4,7 pontos percentuais.

Esta seria a menor distância já registrada pelo instituto desde que começou a medir o potencial dos candidatos. No mês de abril deste ano, Lula aparecia com praticamente o mesmo percentual, 40,0%, mas Bolsonaro tinha 32,7%, isto é, havia uma diferença de 7,3 pontos percentuais. Desde então, essa diferença vem caindo gradativamente.

Na sequência dos dois candidatos, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,3%, e Simone Tebet (MDB), com 2,7%. Os demais candidatos não atingiram um ponto percentual. Entre os entrevistados, 6,0% afirmaram que irão votar em branco, nenhum ou nulo e 4,1% disseram que não sabem ou não responderam.

Segundo turno – Em um eventual segundo turno entre os dois favoritos, Lula teria 47,8% das intenções de voto contra 40,4% de Bolsonaro. Entre os eleitores, 7,4% afirmaram que iriam votar em branco, nenhum ou anular o voto e 4,4% não souberam ou não responderam.

Ainda de acordo com o Paraná Pesquisas, Bolsonaro tem menor taxa de desaprovação da série histórica do instituto na atual corrida eleitoral: 49,8% desaprovam o seu governo, enquanto 46,3% aprovam. Dos entrevistados, 3,9% não souberam dizer ou não opinaram.

O presidente ainda teria uma rejeição maior que a de Lula, pois 50,2% dizem que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto 44,2% afirmam o mesmo em relação ao petista.

A pesquisa foi feita de forma presencial com 2.020 eleitores de 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-03138/2022.