NOTÍCIAS

Pesquisa Exame/Ideia indica que a diferença entre Lula e Jair Bolsonaro caiu para oito pontos | Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais

De janeiro para agosto, diferença caiu de 17 para 9 pontos

Pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que a distância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu de 11 para 8 pontos percentuais. Esta é o primeiro levantamento do instituto após registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na pergunta estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados, Lula tem 44% das intenções de voto, o mesmo percentual da pesquisa de julho, mas Bolsonaro saiu de 33% para 36%, aumento está no limite da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em uma pergunta espontânea, sem que o entrevistado receba uma lista, Lula tem 33% das intenções de voto, e Bolsonaro, 30%. Há um mês, o petista tinha 36%, e o atual presidente os mesmos 30%. Nesta pesquisa de agosto, Ciro Gomes tem 3%, e Simone Tebet, 2%. Os que não sabem somam 24%.

A revista Exame lembra que em janeiro deste ano, Lula chegou a fica 17 pontos à frente de Bolsonaro. De janeiro a agosto, o petista foi de 41% em janeiro, para os 44% agora. Já o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, cresceu 12 pontos percentuais, saindo de  24%, no começo do ano, para 36%.

Ainda na simulação de primeiro turno, aparecem os seguintes candidatos:

Nesta pesquisa, foram ouvidas 1.500 pessoas entre 19 e 24 de agosto. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem foi registrada no TSE com o número BR-02405/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une Exame e o Ideia, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Para Maurício Moura, fundador do Ideia, a redução consistente da distância entre Lula e Bolsonaro ocorreu muito por conta de uma maior definição dos candidatos. Com isso, houve uma acomodação dos eleitores que diziam não saber em quem votar – eles somavam 12% no fim do ano passado.

Para Maurício Moura, os números começam a indicar a resposta para uma pergunta feita frequentemente sobre as eleições presidenciais de 2022: se há espaço para resolver a eleição ainda no primeiro turno.

Segundo turno – A simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro ficou estável, se comparado com a última pesquisa. O petista tem 49%, ante 47% em julho. O atual ocupante do Palácio do Planalto pontuou 40%, e há um mês tinha 37%. Os dois crescimentos estão dentro da margem de erro da pesquisa.

O Exame/Ideia ainda testou outros quatro cenários de segundo turno. Lula venceria Tebet (46% X 26%), e Ciro Gomes (43% X 31%). Bolsonaro seria vitorioso em uma disputa contra Ciro Gomes (38% X 34%), e também contra Tebet (40% X 25%).

(Com informações da revista Exame)