NOTÍCIAS

Econométrica deixa indefinido o adversário de Carlos Brandão no 2º turno: Weverton ou Lahésio? | Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais

Weverton (E) ou Lahésio quem vai disputar o segundo turno com Carlos Brandão? (montagem Class Mídia)

Dados indicam para uma segunda rodada de votos

AQUILES EMIR

Uma nova pesquisa do Instituto Econométrica divulgada neste sábado (10) pelo jornal O Imparcial coloca o governador Carlos Brandão (PSB) numa situação bem confortável na corrida pela sua sucessão. Candidato à reeleição, ele estaria com mais de vinte pontos à frente do segundo colocado.

O levantamento foi feito no período de 05 a 09 de setembro, e nele o governador aparece com 44,6% da preferência do eleitorado, vindo na sequência o senador Weverton Rocha (PDT), com 22,4%, e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahésio Bonfim (PSC), com 20,1%.

Considerando a margem de erro de 2,5 pontos para mais ou para menos, estaria indefinido, na eventualidade de um segundo turno, quem seria o adversário do governador, já que há um empate técnico entre o segundo e o terceiro colocado.

Um dos dados mais surpreendentes desta pesquisa é a pontuação do ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PSD), que aparece com apenas 3,5%. Na última pesquisa Ipec, divulgada dia 23 de agosto, Edivaldo aparece em terceiro lugar com 14%, atrás de Brandão (28%) e Weverton (16%).

Os demais candidatos, pontuaram na pesquisa Econométrica abaixo de 1%:

Segundo turno – Considerando apenas os votos válidos (excluindo brancos e nulos), Carlos Brandão ficaria com 48,8%, Weverton Rocha 24,5%, Lahésio Bonfim 22%, Edivaldo Holanda Júnior 3,8%, Simplício Araújo 0,3%, Enilton Rodrigues 0,2% e Joás Moraes, Hertz Dias e Frankie Costa 0,1%, cada um. Com este cenário, estaria caracterizada a realização de uma segunda rodada de votos para definir o futuro governador.

Num eventual segundo turno, Brandão venceria Weverton por 50,2% a 31,7%. Se o segundo turno fosse entre Weverton e Lahésio, o candidato do PDT venceria por 37,7% a 34,8%. Os que não votariam em nenhum deles (16,5%) e não souberam ou não quiseram responder (11%) somam 37,5%.

Ainda de acordo com a pesquisa, Weverton seria o mais rejeitado, com 27,8% das menções; Lahésio aparece com 26,4%, e Carlos Brandão é rejeitado por 25,7%, enquanto Edivaldo, por 16,4%.

Senado – Na disputa para o Senado, segundo a pesquisa, o ex-governador Flávio Dino (PSB) venceria com 55% dos votos. O senador Roberto Rocha (PTB) somaria 27%. Os demais candidatos aparecem com as seguintes pontuações:

Pesquisa de intenção de voto para o Senado Federal, no Maranhão. (Fonte: Instituto Econométrica/O Imparcial)

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MA-06547/2022.