Atividade turística cresce e puxa crédito na área de atuação do Banco do Nordeste em 2022 | Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais
Empreendimentos contrataram mais recursos no BNB
As atividades turísticas na área de atuação do Banco do Nordeste (BNB) apresentaram crescimento em 2022 na comparação com 2021. O número de turistas que desembarcaram nos estados nordestinos, Minas Gerais e Espírito Santo cresceu 28% em 2022, em relação ao ano anterior. Foram mais de 23,7 milhões de passageiros, sendo quase 400 mil turistas estrangeiros. As informações são do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) e consideram os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em decorrência do aumento na chegada de visitantes, os empreendimentos voltados ao turismo contrataram mais recursos no BNB na comparação dos dois anos. O crescimento foi identificado tanto em número de operações, passando de 939 para 1.356 (alta de 44%) quanto no volume contratado, indo de R$ 434 milhões para R$ 543 milhões (alta de 25%).
Segundo Allison David de Oliveira Martins, economista do Etene, esses resultados demonstram uma consolidação da retomada de crescimento do turismo nesses estados verificado a partir do segundo trimestre de 2022, dada uma maior flexibilização das restrições sanitárias adotadas contra a Covid-19 após a onda da variante Ômicron.
Com isso, avalia o economista, é natural que haja mais procura por crédito. “Os recursos destinados ao turismo buscam atender demanda reprimida, além de expandir e modernizar os empreendimentos turísticos. As linhas de crédito do Banco, com juros atrativos e prazos adequados, atendem diversos segmentos econômicos ligadas ao turismo, como meios de hospedagem, restaurantes, equipamentos de entretenimento, agências de turismo, entre outras”, afirma Allison Martins.
Itens financiados – As linhas de crédito do Banco do Nordeste financiam implantação, reforma, expansão ou modernização de empreendimentos turísticos, além de capacitação de pessoal e até ações de marketing das empresas. No rol de itens financiados, estão, por exemplo, embarcações utilizadas no transporte turístico de passageiros, móveis e utensílios para hospedagem e sistemas de gestão de qualidade.