Carlos III e sua esposa, Camila, são coroados rei e rainha do Reino Unido | Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais
Cerca de 2.300 convidados compareceram à cerimônia
Apesar da crise que a Grã-Bretanha atravessa devido ao alto custo de vida, a cerimônia aconteceu segundo um pomposo ritual que praticamente não muda há mil anos. Cerca de 2.300 convidados compareceram à gala, incluindo a primeira-dama dos Estados Unidos, o presidente do Brasil e o rei e a rainha da Espanha.
O rei britânico Charles III e sua esposa Camila foram coroados na Abadia de Westminster , em meio a uma suntuosa cerimônia que não acontecia no Reino Unido há 70 anos e que não ocorreu sem protestos , com a prisão de manifestantes antimonarquistas nas ruas.
O rei, 74, e a rainha consorte, 75, chegaram ao prédio da igreja no centro de Londres após uma curta procissão de carruagem do Palácio de Buckingham. Apesar da chuva persistente, milhares de pessoas se aglomeraram ao longo do percurso para recebê-los.
Dentro da Abadia de Westminster, cerca de 2.300 convidados compareceram à cerimônia , incluindo a primeira-dama dos Estados Unidos Jill Biden , o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva , o rei Felipe VI e a rainha Letizia da Espanha , além de centenas de representantes da sociedade civil britânica.
Os herdeiros da coroa, Guillermo e Catalina, de 40 e 41 anos, tiveram lugar de destaque no desfile e na cerimónia religiosa, pontuada por cantos corais, sermões e leituras do Evangelho.
Diante de seus olhos e de milhões de espectadores,Carlos III e Camila entraram solenemente, vestidos com capas cerimoniais, para serem consagrados ao topo da monarquia britânica, oito meses depois de terem subido ao trono após a morte de Isabel II, que reinou durante sete décadas, noticiou a agência noticiosa AFP.
Num contexto de grave crise devido ao elevado custo de vida e embora o rei desejasse uma cerimónia mais moderna e simples do que a da mãe, esta era realizada segundo um pomposo ritual que praticamente não mudava há mil anos, único entre os europeus monarquias.
Apesar da crise, os monarcas usaram três coroas cravejadas de diamantes e pedras preciosas , várias vestes antigas bordadas a ouro que o rei usava em diferentes fases da cerimónia, três cetros e um par de esporas de ouro.
Em um aceno às preocupações modernas, o óleo a ser usado na unção era vegano, embora consagrado como a tradição exige na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, onde os cristãos acreditam que Jesus foi enterrado.
Naquela que é considerada a parte mais sagrada da cerimónia, o Arcebispo de Canterbury, líder espiritual da Igreja de Inglaterra, da qual o Rei é o líder máximo, ungiu as mãos, o peito e a cabeça de Carlos III e Camila, escondidos de todos visualizar em uma tela.
(Agência Telam da Agência com imagens reproduzidas da TV BBC)