NOTÍCIAS

Argentina se isola na ponta da tabela de classificação para a Copa de 2026 após vencer Paraguai – MARANHÃO Hoje

Próximas partidas serão na terça-feira

Na América do Sul não há certezas até o árbitro encerrar uma partida: quatro dos cinco duelos desta quinta-feira (12) tiveram gols depois da marca de 85 minutos, com interferência direta na tabela das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 26™. A Argentina hoje parece a única certeza, estendendo sua excepcional fase ao vencer o Paraguai por 1 a 0, garantindo a liderança isolada com nove pontos e 100% de aproveitamento.

Naquele que talvez tenha sido o melhor embate das eliminatórias até aqui – Colômbia 2 x 2 Uruguai –, o destaque individual ficou por conta de um dos jogadores mais prestigiados do continente, James Rodríguez.

O que não o impediu o craque do São Paulo de se emocionar ao marcar o golaço que abriu o placar no primeiro tempo em Barranquilla, o ponto alto de uma exibição em que desfilou toda sua classe com diversos passes criativos e perigosos.

Quando o camisa 10 foi substituído aos 81 minutos, foi ovacionado por todo o estádio, de pé, e escutou seu nome ser cantado em alto e bom som.

Àquela altura, a Colômbia vencia por 2 a 1 e havia criado uma série de boas oportunidades para ampliar o placar. Mas não as converteu. E aí, numa bola esticada em contra-ataque, o Uruguai deixou Maximiliano Araújo sozinho em velocidade dentro da área. O goleirão Camilo Vargas, que fez ótima partida, acabou derrubando o adversário ao levar o drible: pênalti e expulsão. O artilheiro Darwin Núñez bateu, converteu e garantiu um pontinho valioso à Celeste fora de casa.

Equador – A Bolívia começou sua campanha nas Eliminatórias de forma preocupante: depois de três jogos, ainda não somou nenhum ponto. Sua primeira unidade escapou de seus dedos no último minuto do tempo regulamentar contra o Equador, com gol de Kevin Rodríguez, que havia entrado aos 78.

Depois de ter começado com saldo negativo de três pontos, a seleção equatoriana já reverteu esse déficit e, agora com o triunfo por 2 a 1 na altitude de La Paz, acumula três pontos.

Vale destacar que o primeiro gol da partida foi da revelação Kendry Páez, garoto de apenas 16 anos, que já havia dado uma assistência no triunfo do Equador sobre o Uruguai na rodada anterior.

No MonumentalLionel Scaloni resolveu mais uma vez preservar Lionel Messi, ao deixar o ídolo máximo argentino no banco de reservas durante todo o primeiro tempo contra o Paraguai, no Monumental, em Buenos Aires. E a Argentina deu mais provas de seu amadurecimento e de toda a sua reserva técnica para jogar em alto nível sem o capitão.

Era algo que já havia acontecido no triunfo por 3 a 0 contra a Bolívia, em La Paz, e voltou a acontecer na capital portenha, ainda que o placar tenha sido de apenas 1 a 0. Nos primeiros 45 minutos, a Albiceleste gastou a bola, envolveu os experientes defensores paraguaios, balançou a trave, mas não teve sorte ou frieza na hora de concluir. O gol, uma pintura de voleio, curiosamente coube ao veterano zagueiro Nicolás Otamendi.

Ah, o Messi? Foi para campo aos 53 minutos e acertou a trave duas vezes: quase em um gol olímpico e em uma cobrança de falta.

Chile reageNão foi um bom início de Eliminatórias para o Chile, imerso em uma renovação geracional após sua fase mais dourada. Mas a equipe de Eduardo Berizzo enfrentou e venceu o Peru em casa, num sempre difícil clássico do Pacífico, resolvido graças à figura de Diego Valdés.

O meio-campista, autor do primeiro gol, também foi o grande condutor chileno rumo à conquista de um resultado muito importante. Destaque na América do México, Valdés criou espaços para seus companheiros e fez boas tramas com o ídolo histórico Alexis Sánchez. Com o Peru em busca do empate, o gol contra de Marcos Johan López determinou o vital 2 a 0 para um Chile que precisava de oxigênio.

Venezuela empata  –A seleção Vinotinto sabe que tem uma chance histórica de disputar a primeira Copa do Mundo de sua história e não pretende desperdiçá-la. Depois de causar boa impressão nas duas primeiras rodadas, a Venezuela conseguiu um empate memorável na Arena Pantanal que sustenta o seu interessante início de Eliminatórias.

Procurando espaços contra uma defesa muito bem composta, o Brasil de Fernando Diniz saiu na frente com um de cabeça do zagueiro Gabriel Magalhães, após cobrança de escanteio, aos 50 minutos. Mas a equipe de Fernando Batista manteve-se em jogo e igualou o marcador com um gol impressionante do meia-atacante Eduard Bello.

A igualdade quebrou uma longa sequência brasileira de 15 vitórias consecutivas nas Eliminatórias, semeou novas dúvidas no Brasil e impulsionou os sonhos venezuelanos.

Classificação das eliminatória sul-americanas após 3 rodadas:

    1. Argentina – 9 pontos
    2. Brasil – 7 pontos
    3. Colômbia – 5 pontos
    4. Uruguai – 4 pontos
    5. Chile – 4 pontos
    6. Venezuela – 4 pontos
    7. Equador – 3 pontos
    8. Paraguai- 1 ponto
    9. Peru – 1 ponto
    10. Bolivia – 0 Puntos

Quarta rodada das eliminatorias sul-americanas

    • Venezuela x Chile
    • Paraguai x Bolívia
    • Equador x Colômbia
    • Uruguai x Brasil
    • Peru x Argentina

(Com informações e imagens da Fifa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *