Colégio de Corregedores da Justiça do Brasil homenageia ex-presidente José Sarney – MARANHÃO Hoje
O ex-presidente da República José Sarney foi homenageado, nesta terça-feira (10), com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Desembargador Décio Erpen”, pelo Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil. O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, Froz Sobrinho, fez a entrega da medalha e do diploma ao ex-presidente Sarney, em nome do Colégio, na casa do político, no bairro do Calhau, em São Luís. Sarney não pode comparecer à solenidade de entrega da comenda, durante a 92ª reunião do Colégio, nos dias 4 e 5 de outubro..
Acompanharam a homenagem os desembargadores Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, e ex-presidente do Colégio e Antonio Bayma, decano da corte estadual.
Ao prestar a homenagem, os desembargadores elogiaram a trajetória profissional do político e escritor maranhense, que começou a sua carreira pública como oficial de Justiça e diretor do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, na década de 60.
O diploma que acompanha a Medalha é assinado pelo presidente do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça, desembargador José Rocha Rotondano, corregedor-geral da Justiça da Bahia.
A HOMENAGEM
A Medalha de Honra ao Mérito “Desembargador Décio Erpen” foi criada em 27 de agosto de 2010, para homenagear autoridades públicas e privadas que tenham notáveis serviços prestados ao Colégio de Corregedores Gerais da Justiça.
É destinada a reconhecer o mérito das pessoas que contribuíram por qualquer meio e de modo eficaz para fortalecer, aperfeiçoar e dar rapidez à prestação dos serviços judiciários, ou à causa da Justiça.
A concessão da Medalha e diploma ao ex-presidente José Sarney foi anunciada durante o 92º Encontro do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil, realizada em São Luís, nos dias 04 e 05 de outubro.
Homenageado – José Sarney de Araújo Costa, 93 anos, natural de Pinheiro (MA), é advogado, escritor e político. Graduado pela Faculdade de Direito de São Luís, em 1953, ano em que ingressou na Academia Maranhense de Letras.
Assumiu o cargo de diretor do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão em 1951 e 1954. Foi deputado federal (1955-1958), governador do Maranhão (1966-1970), Senador pelo Maranhão (1971-1985) e Amapá (1991-2015) , vice-presidente (1985) e Presidente da República (1985-1990).
O pai do homenageado, desembargador Sarney Costa, dá nome ao Fórum de São Luís.