NOTÍCIAS

Ministério Público do Trabalho marca para segunda-feira mediação para crise no transporte – MARANHÃO Hoje

Sindicatos e poder público vão apontar saída para crise

AQUILES EMIR

O Ministério Público do Trabalho (MPT) marcou para a próxima segunda-feira (23) audiência para mediação da crise no setor de transporte coletivo de São Luís, que nesta quarta-feira (19) teve uma paralisação parcial com protestos de motoristas e cobradores contra demissões de trabalhadores em empresas operadoras do sistema. Serão realizadas três reuniões em separado para serem apurados os fatos, obedecendo a seguinte ordem:

  • 14h – Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado do Maranhão (STTREMA)
  • 14h30 – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET)
  • 15h – Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT)

Após as audiências individuais, será realizada a audiência conjunta com todas as entidades notificadas, a partir das 15h30, oportunidade em que os representantes sindicais deverão apresentar os atos constitutivos da entidade sindical e a autorização da Assembleia Geral para negociarem o objeto do pedido de mediação, com parâmetros que efetivamente assegurem a realização de acordo na audiência.

Repasses – A crise no setor de transporte, desta vez, se origina do fato de o sindicato laboral cobrar do patronal cumprimento de acordo com o poder público a fim de evitar demissões no setor, principalmente de cobradores.

Em troca da manutenção desses empregos, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís concordaram em repassar para as empresa uma compensação financeira, porém, mesmo com a manutenção dos valores do início do ano, vários trabalhadores já foram desligados e as empresas recebem como se estivessem cumprindo sua parte.

Nesta quarta-feira houve passeatas pelas ruas do Centro em São Luís e os ônibus circularam em velocidade reduzida, como forma de chamar atenção dos usuários para esta situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *