Pedra fundamental de ampliação do Centro de Saberes Tenetehar será lançada nesta quarta-feira – MARANHÃO Hoje
Ato prevê também exposição Ritos Tenetehar de Taciano Brito
Nesta quarta-feira (11), o governador Carlos Brandão e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participam, em Amarante do Maranhão, próximo à Aldeia Lagoa Quieta, da solenidade de lançamento da pedra fundamental de ampliação do Centro de Saberes Tenetehar Tukàn. A proposta é desenvolver ações que promovam educação, saúde, cultura, produção agrícola e preservação ambiental, voltadas à integração e autonomia dos povos indígenas da Terra Indígena (TI) Araribóia.
O lançamento da pedra fundamental do Centro de Saberes corresponde ao passo inicial para a instituição tornar-se uma universidade dentro de um território indígena.
O ato prevê também a exposição Ritos Tenetehar, dos fotógrafos Taciano Brito e Meireles Jr – exposição que revela a beleza e a profundidade dos rituais Tentehar – além de pocket show com a cantora Flávia Bittencourt.
O evento também será marcado pela assinatura de protocolos de intenções entre o Instituto Tukán e duas instituições estaduais: o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).
Fundado oficialmente em 15 de junho de 2019, o Instituto Tenetehar Tukán atua em defesa da Amazônia e busca autonomia por meio da educação e da soberania alimentar, segundo Silvio Santana da Silva, cacique e liderança indígena da TI Araribóia e idealizador do Centro de Saberes Tenetehar. O objetivo do Centro de Saberes Tenetehar é trabalhar com educação bilíngue, em Tupi e português para crianças, jovens e adultos de todas as idades.
O lançamento desta etapa inicial – que tem o patrocínio da Equatorial Energia e Fribal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Maranhão – contará com a presença da comunidade indígena de diversas etnias. De acordo com o Instituto Tukàn, essa será uma oportunidade ímpar para “se conectar com as raízes culturais e tradições ancestrais daquela comunidade”.
Sobre o Instituto Tukàn – A instituição visa diálogos e parcerias com as esferas de governos, instituições públicas e privadas, a fim de promover ações que tragam políticas públicas para educação, soberania alimentar, economia, segurança do território e dos povos indígenas no Brasil, a iniciar pelo Território Araribóia.
O projeto piloto desse objetivo é o Centro de Saberes Tenetehar que promoverá cursos técnicos, com certificação, em parceria com os parceiros das universidades – estaduais e federais; instituições, públicas e privadas; realizará conferências, reuniões, oficinas, formações, etc.
(Com imagem da Folha do Cerrado)
certainly like your website but you have to check the spelling on several
of your posts. Many of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to inform the truth then again I will certainly come back again.!
Hello! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization?
I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but
I’m not seeing very good results. If you know of any please share.
Thanks! You can read similar text here: Eco wool
Good day! Do you know if they make any plugins
to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my website to rank
for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
If you know of any please share. Thanks! You can read similar art here:
Change your life
I am extremely inspired with your writing abilities as well as with the structure on your weblog. Is this a paid topic or did you modify it your self? Anyway keep up the excellent quality writing, it’s uncommon to look a great blog like this one today. I like maranhaodagente.com.br ! My is: BrandWell