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Prefeitura de Itapecuru-Mirim investe no desenvolvimento da língua inglesa na rede municipal de ensino – MARANHÃO Hoje

A Prefeitura de Itapecuru-Mirim acaba de anunciar, em evento realizado ontem, um novo reforço para o programa de educação do município: o fortalecimento do ensino de língua inglesa a partir de uma parceria com a Britannica Education – instituição referência em soluções educacionais que há mais de 250 anos visam melhorar os resultados da sala de aula em todo o mundo e que, no Brasil, está disponível em renomadas escolas particulares como a internacional Avenues, a bilíngue Pueri Domus e a rede Eleva.

O objetivo é atender, a partir de 2024, mais de 8 mil alunos da cidade ao oferecer soluções para o aprendizado do idioma aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 

O anúncio da parceria aconteceu na tarde desta terça-feira, 3 de outubro, no auditório do Instituto Federal do Maranhão (Campus Itapecuru Mirim) e contou com a participação do Prefeito Benedito Coroba, do Secretário de Educação Hilton César, do Presidente da Câmara Municipal Cleomar Rodrigues, além de Sal de Spirito, Vice Presidente Executivo e Márcio Canto, Diretor Comercial da Britannica Education.  Segundo a Prefeitura, a ideia da parceria é garantir que todos os estudantes tenham acesso a um aprendizado de qualidade para construir um caminho mais justo em oportunidades. 

Como a parceria vai funcionar – Professores e estudantes terão acesso ao Britannica English, uma solução educacional em inglês alinhada ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), padrão internacional de mensuração de conhecimentos linguísticos, para o ensino e aprendizagem de inglês. A partir da sua implementação será possível aplicar um teste de diagnóstico para compreender o nível atual de domínio da língua de cada aluno e, então, traçar uma trilha personalizada de ensino para cada um ou por turma para elevar a proficiência por meio de atividades práticas e engajadoras nas quatro habilidades principais (leitura, escrita, compreensão auditiva e produção oral).

A solução não apenas facilita o ensino e a aprendizagem do inglês, mas também oferece a capacidade de realizar avaliações diagnósticas para compreender o nível de proficiência dos alunos. Com base nessa avaliação, a plataforma sugere trilhas de aprendizado que podem ser seguidas por alunos e professores, que visam elevar a competência em inglês através de atividades práticas e engajadoras nas quatro principais habilidades linguísticas: leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral.

Além disso, é importante destacar que o professor, como parte integrante desse processo, mantém a autonomia para direcionar o processo de aprendizado e realizar as intervenções que considere relevantes para cada aluno. 

A ferramenta permite, ainda, a geração de relatórios de progresso que são importantes para motivar os alunos, para informar as famílias, para auxiliar o professor no direcionamento de tarefas complementares para pontos de melhoria e, ainda, para que os gestores da educação acompanhem a evolução da política pública. 

De acordo com o Prefeito de Itapecuru Mirim, Benedito de Jesus Nascimento Neto, a educação do município será beneficiada duplamente.

“Por um lado, a rede municipal de ensino terá avanço no processo de digitalização, trazendo como ponto central uma solução que prioriza o ensino de inglês a partir de um conteúdo pronto e com a qualidade da Britannica Education, que oferece soluções curriculares e de referência confiáveis e premiadas, impactando mais de 150 milhões de estudantes em mais de 100 países. Por outro, toda essa implementação vem acompanhada de uma ampla capacitação dos professores em metodologias atuais de ensino, que colocam os estudantes no centro do processo e que estão presentes nas escolas de ponta no País, em todo o mundo e, agora, também em Itapecuru Mirim”.

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão pública municipal em investir na educação local. Entre os feitos estão a melhoria em infraestrutura, com a reforma de aproximadamente 40 escolas nas áreas urbanas e rural e a implementação de ar-condicionado nas salas de aula, assim como o lançamento de programas como o Educar pra Valer, Trilhos da Alfabetização e Escola em Tempo Integral na Amazônia.

De forma prática, a adoção do Britannica English, com conteúdo seguro, interativo, divertido, acessível e democrático para alunos e professores gera otimização do tempo de planejamento de aulas do educador e coordenador, além de ser um recurso de formação continuada que mantém o corpo docente atualizado com as práticas pedagógicas.

“Nós temos como propósito capacitar os educadores para que criem experiências de aprendizado envolventes e significativas que inspirem a curiosidade em seus alunos. Estão disponíveis desde trilhas formativas em Metodologias Ativas para o Ensino Digital, treinamentos com foco  em fundamentos computacionais e em tecnologias inovadoras, até desenvolvimento de estratégias para os professores no ensino de inglês e trilhas de competências socioemocionais” detalha o Diretor Comercial da Britannica Education, Márcio Canto.

“Inclusive, as soluções da Britannica vão ao encontro do atual movimento do governo brasileiro que visa a digitalização da educação e teve como iniciativa a recente Lei 14.553/2023, que oferece apoio à inclusão digital, digitalização do ensino e ao treinamento e desenvolvimento de habilidades digitais de alunos e professores”.

“Estamos orgulhosos porque este novo reforço é mais uma maneira que encontramos de investir na valorização também dos nossos professores. Não apenas os alunos terão a oportunidade de adquirir as competências e habilidades necessárias para uso do inglês, como também nosso corpo docente terá acesso e formação em uma metodologia diferente, nunca antes vista no município para o ensino do idioma dentro e fora da sala de aula”, explica o secretário de Educação, Hilton César Neves da Silva. 

A expectativa é que, no longo prazo, o projeto seja ampliado tanto em termos de ciclos escolares quanto geograficamente.

“Estamos projetando o futuro, uma vez que a proficiência em inglês pode ter um impacto positivo na vida dos estudantes desde o estágio inicial de alfabetização. Quanto mais cedo eles adquirirem essa habilidade, mais facilmente desenvolverão as competências de leitura e escrita. Isso pode servir como um modelo inspirador para todo o Estado do Maranhão, e é possível que em um futuro próximo possamos até mesmo considerar a implementação de escolas bilíngues”, explica o Prefeito. 

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