Senai anuncia novos Cursos Técnicos para o Maranhão a partir de 2024 – MARANHÃO Hoje
Ofertas visam a capacitar mão de obra que atenda às transformações tecnológicas das indústrias
Além dos 23 cursos técnicos que oferece no Maranhão, a partir de 2024 o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) terá quatro novas ofertas: Técnico em Química, Técnico em Cibersistemas para Automação, Técnico em Sistema de Energia Renovável e Técnico em Portos. O órgão também oferece cursos nas modalidades de Iniciação Profissional, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento Profissional e Especialização Técnica.
Atualmente o Senai Maranhão oferece cursos técnicos de Programação de Jogos Digitais, Internet das Coisas (IOT), Automação Industrial, Redes de Computadores, Logística, Design de Móveis, Eletromecânica, Soldagem, Edificações, Segurança do Trabalho, Eletrônica e Eletrotécnica, entre outros. Além das unidades fixas, o SENAI no Maranhão possui outras oito unidades móveis nas áreas de Automação, Confecção, Construção Civil, Informática, Manutenção de Motocicletas, Panificação, Refrigeração e Soldagem.
Em 2024, o Senai também ampliará o portfólio dos cursos de Especialização Técnica, oferecendo Especialização Técnica em Administração de Banco de Dados, em Construção de Modelos Digitais (BIM) e em Eficiência Energética.
Os cursos de Especialização Técnica visam ampliar as competências de uma ocupação no nível tático, caracterizando uma nova função especializada. Exige para ingresso que os candidatos tenham concluído o Curso Técnico de referência para a especialização. Além dos novos cursos de Especialização Técnica, o Senai já oferece nessa modalidade opções como Especialização Técnica em Siderurgia e em Manutenção Industrial.
Em 2023, o Senai Maranhão completou 70 anos e alcançou a marca de quase 970 mil matrículas em educação profissional e tecnológica para formação de obra para a indústria local. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial possui oito centros de educação profissional fixas no estado: São Luís (unidades do Monte Castelo e do Distrito Industrial), Rosário, Bacabal, Caxias, Açailândia, Imperatriz e Balsas.
O diferencial do Senai está na sua metodologia educacional, que inicia pela descrição do perfil profissional (competências profissionais) referente a cada curso ofertado. Ou seja, aquilo que idealmente o trabalhador deverá ser capaz de realizar no campo profissional relacionado a uma ocupação. O perfil profissional é o ponto de partida para a construção do desenho curricular de cada curso ao estabelecer as capacidades básicas, técnicas e socioemocionais, os conhecimentos, módulos e unidades curriculares em que serão organizados.
Alessandra Brito, coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-MA, explicou que depois do desenho curricular definido, vem a prática pedagógica fundamentada no desenvolvimento de capacidades por meio de situações de aprendizagem desafiadoras e contextualizadas, que integram teoria e prática, aproximam o aluno das situações reais de trabalho; estimulam o pensamento criativo, a inovação, autonomia e protagonismo por meio do uso de novas tecnologias e da ênfase no aprender a aprender e na aprendizagem significativa.
“Sabemos que a empregabilidade no Brasil é algo ainda desafiador. Atualmente, nos deparamos com muitas situações de uso da tecnologia, mas sabemos que o essencial nesse processo é o ser humano. Daí podemos deduzir que a qualificação faz enorme diferença”, contextualizou Alessandra Brito.
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo Senai no Maranhão, além dos serviços de Tecnologia e Inovação, acesse o site https://www.fiema.org.br/senai. O Senai é o maior complexo privado de educação profissional e tecnológica da América Latina. É referência nacional na qualificação de pessoas para a indústria em mais de 32 áreas tecnológicas.