Tecnologias para cultivar mandioca nos Lençóis Maranhenses é tema de Dia de Campo em Tutoia – MARANHÃO Hoje
Evento é promovido pela Federação da Agricultura
Dia de Campo em Tutoia, promovido pela Federação da Agricultura do Maranhão (Faema), a ser realizado nesta sexta-feira (20), vai apresentar tecnologias de baixo custo e que tem aumentado produtividade de mandioca na região. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão produziu, no ano passado, cerca de 422 mil toneladas da raiz, que renderam cerca de R$ 216 milhões a mais de 80 mil produtores rurais que se dedicam ao seu cultivo.
A mandioca é muito popular no Maranhão, e, seja na mesa do dia a dia de casa ou nas festas e happy hours, está presente nos petiscos, sobremesas e até na cerveja.
Uma das regiões que mais se destacam na produção de mandioca é a dos Lençóis Maranhenses, que sediou o último Dia de Campo da Mandioca promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (FAEMA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MA) desde 2023.
A iniciativa desta sexta-feira (20), será das 08h às 12h, na Fazenda Portal dos Lençóis, em Tutoia, e conta com a parceria do Sindicato Rural do município e da Embrapa Cocais e Meio Norte.
Na programação técnica, o produtor rural Hermes Ramos, que recebe o evento em sua propriedade, vai compartilhar a experiência do cultivo irrigado, que aprendeu por meio de cursos e consultorias gratuitas que recebeu de técnicos do SENAR na região. A técnica agrícola Valdete Araújo, que orientou Hermes, também vai conduzir parte da programação técnica apresentando tecnologias e boas práticas de irrigação e fertirrigação que tem bom desempenho na região.
“O objetivo do Dia do Campo é compartilhar experiências, técnicas e tecnologias acessíveis a qualquer produtor rural que queira aumentar a produtividade de sua área, com baixo investimento. É mais uma iniciativa que o SENAR e seus parceiros proporcionam de forma gratuita para os produtores rurais atendidos em seus cursos e programas, ou associados aos sindicatos rurais da região”, explica o presidente da FAEMA, Raimundo Coelho.
“Até o final do ano temos programados ainda alguns eventos gratuitos realizados ou apoiados pelo SENAR e FAEMA em diversos municípios do Maranhão, que estamos sempre divulgando por meio dos sindicatos rurais, e nas nossas redes sociais”, orienta, Coelho.