Tribunal de Justiça realiza sessão de diplomação do desembargador Samuel de Souza – MARANHÃO Hoje
O Tribunal de Justiça do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (25), a sessão solene de diplomação e entrega da Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes ao desembargador Samuel Batista de Souza, como membro da Corte. O magistrado já havia sido empossado, após obter o acesso em votação unânime, em sessão plenária, dia 10 de outubro.
O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, fez a entrega do diploma e a medalha ao homenageado.
Samuel Batista de Souza pontuou seu discurso com palavras de gratidão e saudades de todos e todas com quem trabalhou, amigos(as), companheiros(as) de trabalho, professores(as), muitos já falecidos(as). Discorreu sobre sua vida e trajetória.
“Chego a este Tribunal com o sentimento de que até aqui cumpri com o meu dever, uma vez que nunca me alheei às minhas responsabilidades”, disse ele.
“Somos conhecidos pelo nosso esforço e coragem para ajudar pessoas oprimidas e, ao lado delas, lutarmos por boas causas”, acrescentou.
Apontou a morosidade como um problema ainda a ser resolvido pela Justiça, e a esperança de servir de inspiração aos magistrados e magistradas mais jovens.
“Que os nossos atos sejam marcados pela independência, coragem, honestidade e cavalheirismo, imparcialidade e justiça, e possam, despretensiosamente, servir de inspiração aos eminentes colegas juízes de primeiro grau, especialmente aos que acabam de chegar”, frisou.
Samuel de Souza disse que pretende aproveitar o tempo, antes da chegada de sua aposentadoria, para enfrentar com coragem e determinação os desafios que lhe forem impostos.
“Carrego comigo a esperança de dizer que ‘combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé’. Que bom também dizer: ‘Até aqui nos ajudou o Senhor’! A Ele a glória para todo o sempre. Amém! Muito obrigado”, finalizou o homenageado, sendo aplaudido de pé por todos e todas que lotaram a sala das sessões plenárias do TJMA.