Possibilidade de chuva no Maranhão e boa parte do Nordeste nesta terça-feira – MARANHÃO Hoje
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia
A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica pra esta terça-feira (22) muitas nuvens em todo o Nordeste, com possibilidade de chuva no Maranhão, Piauí e nos municípios localizados no extremo oeste da Bahia e no sul do Ceará. Há previsão de chuva também nos municípios situados no Norte maranhense.
O instituto emitiu ainda um alerta amarelo para baixa umidade para esta terça-feira (21).
As áreas afetadas são: metropolitana de Salvador, Vale São-Franciscano da Bahia, centro-sul, centro-norte, sul e nordeste baianos, agreste e São Francisco pernambucanos; além do sertão pernambucano, paraibano, alagoano e sergipano.
A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20% — e há baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Os cuidados recomendados são: beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
A temperatura mínima fica em torno de 16ºC no município de Vitória da Conquista, na Bahia, e a máxima pode chegar aos 37ºC em Teresina, Piauí. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.
Previsões para demais regiões
-
- Norte – Para esta terça-feira (21), a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em toda a região Norte. Há alerta de perigo para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60-100 km/h. Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As áreas com alerta são: vale do Acre, leste rondoniense, centro amazonense, sudoeste amazonense, norte mato-grossense, sul amazonense, norte amazonense, Madeira-Guaporé, sul de Roraima, Vale do Juruá e sudoeste paraense.
Também há alerta para perigo potencial para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As áreas com alerta são: nordeste paraense, sudeste paraense, ocidental do Tocantins, Marajó, Baixo Amazonas, oriental do Tocantins, leste Rondoniense, Sudoeste paraense, metropolitana de Belém, centro Amazonense,
Norte Maranhense, Sul de Roraima, Madeira-Guaporé e Sul do Amapá.
A temperatura mínima para a região Norte fica em torno dos 16° em Uiramutã em Roraima e a máxima de 40° na cidade de Barcelos no Amazonas. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
-
- Centro-Oeste – Na terça-feira (21) a previsão é céu encoberto com muitas nuvens, sol e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas na região Centro-Oeste. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de nível laranja para a formação de tempestades na região. Há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As áreas mais afetadas são: leste, centro, sul, norte e noroeste goiano, centro-sul, nordeste, sudoeste e sudeste mato-grossense, Distrito Federal, centro-norte, sudoeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul — e Pantanal sul mato-grossense.
A temperatura mínima para a região Centro-Oeste fica em torno dos 18 graus e a máxima de 39 graus. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
-
- Sudeste – Na terça-feira (21) o tempo fica nublado e chuvoso na maioria de Minas Gerais. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de nível laranja para a formação de tempestades no estado. Há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As áreas mais afetadas são: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e regiões norte e noroeste de Minas Gerais.
Em São Paulo e Rio de Janeiro, o sol aparece entre muitas nuvens. Há possibilidade de pancadas de chuva isoladas no fim da tarde. Na região sul do Espírito Santo, há previsão de chuvas intensas.
A temperatura mínima para a região Sudeste fica em torno dos 15 graus e a máxima de 36 graus. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
-
- Sul – Nesta terça-feira (21), muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todo o Rio Grande do Sul, oeste catarinense, serrana, noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul paranaense. Muitas nuvens com pancadas de chuva também na região metropolitana de Curitiba, e nas demais áreas do Paraná e Santa Catarina muitas nuvens, mas sem chuva.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as tempestades que têm atingido o estado desde o dia 15 deixaram 4 mortos, 63 pessoas feridas, 2.653 desabrigadas e 7.527 desalojadas.
A temperatura mínima para a região Sul fica em torno dos 13° no município de Itaiópolis em Santa Catarina e a máxima de 34° na cidade de Perobal no Paraná. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
(Fonte: Brasil 61)